Uso de imagem está entre as principais mudanças do novo código da nutrição

31 Ago, 2018 17:34:34 - Variedades

Florianópolis (SC)

Com o novo Código de Ética e de Conduta do Nutricionista fica proibido publicar fotos que divulguem o “antes e depois” dos pacientes. A resolução ainda traz mudanças em relação aos princípios, responsabilidades, direitos, deveres e limites, principalmente, ações relacionadas aos avanços e recursos tecnológicos aplicados à prática profissional.

O novo Código entrou em vigor no mês de junho deste ano para substituir o anterior, publicado em 2004 e foi elaborado pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) com apoio dos conselhos regionais, profissionais e estudantes da área.

Segundo a professora Ana Paula Ferreira da Silva, coordenadora do curso de Nutrição na Unidade Pedra Branca, o principal benefício do novo código está na atualização frente às novas demandas da profissão. “A exposição na mídia gera expectativas e pode levar a atitudes inconsequentes. Por isso, o código regulamenta esta questão da imagem, para garantir os direitos e deveres do nutricionista, pois a profissão deve ser exercida com responsabilidade e ética”, destaca.

Os meios de comunicação e informação, no capítulo IV, compõem a principal discussão da categoria uma vez que as redes sociais disseminam constantemente imagens de pessoas anônimas e famosas com resultados dos tratamentos. O CFN entende que os procedimentos podem não apresentar resultados compatíveis a todos e considera que as expectativas irreais oferecem risco à saúde.

E a partir de então, associar a imagem pessoal aos anúncios de produtos é permitida somente nos casos em que um nutricionista atua no marketing. “Por exemplo, o nutricionista que trabalha em uma empresa de alimentação com a função de vender ou divulgar esse produto, está autorizado. Já no caso, do nutricionista de clínica ou consultório, cabe a ele fornecer ao paciente três opções de marca. A proposta é justamente desvincular a indústria do exercício profissional porque a profissão deve estar à frente da indústria”, explica professora Ana Paula.

Em especial, na nutrição, Ana Paula pontua que os resultados nos tratamentos são distintos. “A dieta é individualizada, o atendimento também, sempre respeitando o organismo de cada um. O nutricionista sabe que cada um tem um resultado diferente do outro e por isso a dieta deve ser individual, assim como o atendimento”.

Com a fiscalização mais rígida, ao receber uma denúncia do profissional que age de forma irregular, o conselho junto da comissão de ética apuram a situação e após avaliar, este é chamado e dependendo do caso recebe uma multa ou até mesmo perde seu registro. “Contamos com os conselhos regionais. Aqui, temos o CR da 10ª região, que autuam por demanda de denúncia. Além disso, há fiscalizações regulares a fim de verificar se o profissional atende conforme estabelecido pelo código”, fala Ana Paula.

As práticas do curso de Nutrição atendem ao código

Todas as unidades de aprendizagem do curso de Nutrição são norteadas pelas leis e diretrizes estabelecidas pelo código de ética, afirma a Coordenadora, e agora, a partir desta nova regulamentação, os professores inserem as inovações propostas nestes ambientes. “é sempre importante fazermos essa discussão para que os estudantes percebam o que mudou e como devem atuar dentro dos direitos e deveres da profissão”.

O Novo Código de Ética e de Conduta do Nutricionista está disponível no site do site do Conselho Regional de Nutrição para consulta.

TEXTO/ASSESSORIA


 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança