• Urussanga recebe italianos para encaminhamentos sobre escola de enologia

Urussanga recebe italianos para encaminhamentos sobre escola de enologia

03 Out, 2018 16:27:38 - Geral

Urussanga (SC) 

Urussanga recebe esta semana a visita dos profissionais italianos, o enólogo Mauro Zardetto, o enólogo e professor da Scuola Enologica ISISS "G.B. Cerletti" di Conegliano/IT, Luigi Franco, e o representante do grupo Della Toffola, que elabora equipamentos relacionados à enologia, Giovanni Fedato, com o objetivo de dar continuidade a uma aproximação entre a Scuola Enologica, Prefeitura de Urussanga, Associação ProGoethe e Epagri, para a possibilidade de instalação de uma filial desta escola, que é a mais antiga da Itália, em Urussanga. O município, que está inserido na Indicação de Procedência Vales da Uva Goethe, tem o interesse de sediar o projeto. A iniciativa ocorre por intermédio da Associação Trevisani Nel Mondo e Associação VenetoBrasile di Conegliano

Durante toda a semana, uma programação especial foi definida para apresentar o município, reforçar suas potencialidades e ações que deverão ser realizadas. “Estamos muito felizes com a visita dos italianos e também com a continuidade deste projeto que irá beneficiar o nosso município, bem como a economia de toda a região. Urussanga é reconhecida como a Capital do Vinho e não iremos poupar esforços para honrar esse título e trabalharmos em conjunto com as entidades e associações do município, para que possamos trazer a escola de enologia para a cidade”, garante o prefeito Gustavo Cancellier.

A programação com os profissionais italianos na cidade contempla a análise de dados e informações a respeito do cultivo e colheita da uva Goethe e do processo de vinificação desta variedade, visitas às cinco vinícolas associadas à ProGoethe incluindo seus parreirais e suas estruturas de produção e degustação aos produtos.

Serão realizadas também visitas aos produtores de uva e vinho artesanal nas cidades de Pedras Grandes e Urussanga incluindo visitas aos parreirais e degustação dos vinhos, visita ao laboratório da Estação Experimental da Epagri de Urussanga, além de reuniões com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e com a diretoria da Epagri juntamente com o IFSC.

"A vinda dos técnicos italianos a Urussanga e região é de fundamental importância no sentido de oportunizarmos troca de experiências entre os produtores locais, com nossos métodos, técnicas e tradição no cultivo e vinificação da uva Goethe, em comparação à grande experiência de quem vêm de uma região da Itália famosa pelo desenvolvimento de tecnologias, sobretudo para vinhos frisantes/espumantes, as quais podem ser acrescidas ao nosso conhecimento. A partir disso, poderemos obter vinhos ainda melhores,  com suas características únicas que o tornariam verdadeiramente muito mais apreciados e competitivos no mercado garantindo, assim, um seguro retorno financeiro através do incremento do turismo etnico-cultural e comercialização nos grandes centros de consumo da região, do estado e fora dele", garante o diretor de cultura e turismo de Urussanga, Névton Vicente Rech Bortolotto. "Essa troca de experiência e conhecimento da nossa realidade é indispensável para as subsequentes tratativas no intuito de criarmos, em nosso município, uma escola de enologia de abrangência regional", complementa Bortolotto.

A visita a Urussanga será finalizada no sábado, dia 6, com a realização de uma capacitação conduzida pelos profissionais italianos destinada aos produtores de uva e vinho inseridos na Indicação de Procedência "Vales da Uva Goethe".

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal