• Urubuci receberá evento para tratar do Parque de São Joaquim

Urubuci receberá evento para tratar do Parque de São Joaquim

07 Jun, 2018 15:18:07 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

A realização de uma mesa redonda no estado foi motivada por requerimento do deputado federal Valdir Colatto. A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) aprovou, na manhã desta quarta-feira (06/06), o requerimento de autoria do deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC) para realização de mesa redonda na cidade de Urubici-SC. O objetivo é debater o Projeto de Lei (PL) 10.082/2018, que redefine o traçado do Parque de São Joaquim e altera seu nome para "Parque Nacional da Serra Catarinense".

Para o debate, serão convidados o presidente da Associação Vizinhos do Morro da Igreja (AMI), Erionei Mathias; o prefeito de Lauro Muller/SC, Valdir Fontanella; o presidente da Fundação do Meio Ambiente (FATMA) de Santa Catarina, Alexandre Waltrick Rates; um representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e o advogado, Vitor Burko.

O deputado Colatto, que é um dos autores do PL, destacou que trata-se de matéria de grande relevância para a comunidade atingida pela nova área do Parque Nacional de São Joaquim. “Entendemos que se faz necessário o debate para colhermos opiniões dos envolvidos e especialmente dos moradores da região”, pontuou o catarinense.

Para Colatto, o texto da lei 13.273/2016 incluiu erroneamente glebas de terras sem o devido processo legal, afetando um número muito grande de famílias que vivem e tiram seu sustento daquela área rural. Outro problema grave que o novo traçado apresentou foi no tocante aos empreendimentos turísticos. “Santa Catarina é um estado reconhecido por suas belezas naturais, seja no que se refere ao litoral ou no que se refere ao turismo rural. Precisamos debater o tema com responsabilidade”, complementou o deputado Colatto.

A data do evento será definida pela Comissão e divulgada posteriormente.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

CDL Içara