• Unisul, 54 anos!

Unisul, 54 anos!

26 Nov, 2018 14:55:55 - Educação

Tubarão (SC)

Uma senhora eternamente jovem, dinâmica e, acima de tudo, capaz de uma resiliência que representa bem o espírito daqueles que a idealizaram, dos que a gerenciaram, das comunidades que a construíram e a constroem diariamente. Uma senhora instituição de 54 anos: esta é a Unisul. Certamente, se compararmos com os 809 anos de Cambridge ou os 930 da Universidade de Bolonha, por exemplo, a nossa Unisul é menos do que uma criança. É quase uma ideia que ainda não foi sequer esboçada.  No entanto, apesar do abismo de tempo, lembrando que nosso próprio país é mais jovem do que essas universidades, ousamos dizer que a brevidade relativa de nossos 54 anos nos confere um mérito muito especial porque nossa história é feita de muitas histórias, cujo cerne abriga muitos países, diferentes culturas. Nosso tempo é multiplicado pelas dificuldades enfrentadas por aqueles que se arriscam pelos caminhos do que é novo, do que parece impossível. A Unisul nasceu como expressão viva da coragem de se reinventar e vencer as dificuldades.

Por esta razão, sempre nos orgulha relembrar que essas características marcaram seu início, em 1964, quando o Brasil vivia profundas inquietações e nossa região sofria, além delas, o dissabor de ver seus filhos buscando estudo superior em outras cidades. Ali, em meio às adversidades, surgiu a Unisul que, embora ainda não tivesse esse nome, já mostrava sua essência de Universidade Comunitária. Filha dos anseios da população e das lideranças políticas, empresariais e comunitárias, a Unisul trouxe mais do que ensino superior para uma região inteira: trouxe novos horizontes e com eles a esperança de desenvolvimento. Era um sonho coletivo que se realizava.

Hoje, a Unisul atua por intermédio de 3 Campi – Campus Universitário de Tubarão, Campus Universitário da Grande Florianópolis e Campus Universitário UnisulVirtual, que conta com 78 Polos de Apoio Presencial distribuídos pelo território nacional. Na modalidade Ensino a Distância, com 3 cursos entre os 10 melhores do País, contribuímos igualmente para o desenvolvimento de diferentes regiões do Brasil. Integradas aos Campi, a Unisul dispõe de 6 Unidades Universitárias:  Unidade de Tubarão (sede da Unisul), Unidade de Araranguá, Unidade de Braço do Norte, Unidade de Içara, Unidade de Florianópolis (Dib Mussi, Trajano, Adolfo Melo) e Unidade da Pedra Branca.

Assim, ao completar 54 anos, em harmonia com o movimento global que conecta as universidades ao mundo e especialmente às comunidades onde atuam, essa Unisul multicampi entende que ser Universidade Comunitária é tornar-se igualmente uma Universidade Inovadora. Portanto, aliada à coragem que sempre nos impulsionou, contamos com a ousadia de nos reinventarmos sempre para que nossas ações respondam aos desafios deste século. Por isto, temos estreitado a interação do meio acadêmico com as pessoas, comunidades, empresas, indústrias e órgãos do Governo. O Prêmio Nacional de Inovação na Gestão Universitária Professor João David Ferreira Lima, recebido pela Unisul em 2017, por iniciativa do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – Inpeau, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comprova os bons resultados dessa reinvenção.

Lembramos também do Troféu Responsabilidade Social, concedido pela Assembleia Legislativa – Alesc, pelo papel da Unisul na inclusão social. Não menos importante, o Prêmio Empresa Cidadã da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB-SC), que a Unisul recebeu pelo Projeto Ciência Móvel, levando educação ambiental gratuitamente às escolas públicas da região. Ainda, mais uma vez, mencionamos a emoção de toda a comunidade acadêmica pelo reconhecimento de excelência recebido do MEC, com a nota máxima que nos posicionou entre as melhores IES do Brasil e que nos trouxe novo alento em um período tão complicado de nossa história. Essas e outras formas de reconhecimento à relevância da Unisul para as comunidades nas quais está presente podem ser expressas por aproximadamente 150 mil pessoas que aqui receberam formação superior – número este que representa boa parte do total de profissionais que atuam nos municípios da região, seja administrando empresas, gerando novos negócios, seja aprimorando os serviços. Ou seja, há 54 anos contribuímos efetivamente para elevar a qualidade de vida da população do Sul do Estado.

Mas, de cada ano vivido – seja de superação, seja de conquistas – de toda essa história que se desdobra a partir de tantas histórias, entrelaçadas, complementares, convergentes, de tudo o que tem sido realizado nesses tão breves e tão longos 54 anos de existência...o que se destaca, como estrelas de primeira grandeza, são as pessoas. Professores, técnicos, estagiários, gestores, que estiveram e estão presentes dia a dia na Unisul, cada um trouxe e traz parte de sua própria história para compor este imenso espaço de produção de conhecimento que irradia oportunidades e torna reais os sonhos dos nossos queridos estudantes.

Juntos, comunidade acadêmica e sociedade, há 54 anos temos dado vida ao que já se define como unisulidade, um modo de ser Unisul que traça o perfil, dá voz, alma e coração a essa senhora eternamente jovem, dinâmica, resiliente...e que representa com dignidade o espírito daqueles que a idealizaram, dos que a gerenciaram, das comunidades que a construíram e a constroem diariamente.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE