• Unisul sedia Simpósio Sul Catarinense de Ciências Agrárias

Unisul sedia Simpósio Sul Catarinense de Ciências Agrárias

06 Out, 2016 11:16:58 - Educação

Tubarão (SC)

Simpósio Sul Catarinense de Ciências Agrárias acontece na Unisul Campus Tubarão até o dia 7/10, das 19h às 22h, no auditório do Cettal. O público alvo são os estudantes de cursos de Agronomia/Veterinária/Biologia, profissionais destas áreas e agricultores da região. O evento promove espaço para discussões sobre a problemática fitossanitária dos cultivos no Brasil, especialmente da Região Sul.

Objetivos do I Simpósio Sul Catarinense de Ciências Agrárias

Entre os objetivos do evento está a integração entre os membros da comunidade acadêmico-científica, profissionais habilitados, pesquisadores e produtores rurais, e a expansão do olhar crítico dos atores envolvidos nas Ciências Agrárias; a oportunidade de apresentação de ideias para pesquisas nas áreas relacionadas às Ciências Agrárias da Unisul; o incentivo à pesquisa, ensino e extensão aos atores envolvidos no evento por meio da discussão e da troca de experiências; e o aprofundamento dos debates sobre aspectos fitossanitários e de manejo nos cultivos da Região Sul catarinense.

Doutor em Produção Plantas de Lavoura e pesquisador da Embrapa, Germani Consenso, discorreu sobre uma das plantas daninhas da cultura do arroz irrigado, o capim arroz. Segundo ele, trata-se de uma planta companheira da cultura, onde estiver o arroz o capim arroz será encontrado. Conforme o pesquisador, ele desenvolveu estratégias de sobrevivência dentro da cultura do arroz e isso faz com que alguns manejos que eram eficientes percam a eficácia. “Há cinquenta opções para controle da espécie, herbicidas, manejo, preparo do solo, adubação, época de plantio da cultura. Mas ela é resistente a alguns herbicidas e é preciso trabalhar o manejo integrado”, enfatiza o pesquisador.

Doutora em Ecologia, professora e coordenadora do curso de Auditoria e Gestão Ambiental da Unisul, Patrícia Menegaz de Farias, acrescenta que o I Simpósio Sul Catarinense de Ciências Agrárias busca consolidar a ideia na região. “Até agora o evento discutiu as questões relacionadas as Ciências Agrárias: certificação fitossanitária no Estado de Santa Catarina; capim-arroz (Echinochloa crusgalli) nos cultivos de arroz irrigado e resistência de arroz vermelho em diferentes sistemas de cultivo, mas terão outros temas”, aponta Patrícia.

No dia 6/10, o Pós-doutor em Etologia Aplicada à Zootecnia (Guelph/Canadá – 1996), Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, e o professor Doutor em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo, André Fischer Sbrissia, debaterão sobre o manejo de pastagens: atualidades, desafios, Pastoreio Racional Voisin e o manejo sustentável de pastagens.

No dia 7/10, serão abordadas todas as partes da plantação de um pomar, quais os cuidados de manejo que tem que se ter, bases para a implantação do sistema de plantio direto do maracujazeiro; aspectos fitossanitários da fruticultura regional e ênfase em doenças de plantas.

No dia 8/10, haverá o encerramento com o minicurso: Controle Biológico de Insetos-praga em frutíferas de clima temperado, com o pesquisador da Embrapa – Pelotas, Régis Sivori Silva dos Santos.

O I Simpósio Sul Catarinense de Ciências Agrárias tem apoio da Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina e de outras instituições e empresas parceiras da região, sendo custeado pela FAPESC – Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina através da Chamada Pública FAPESC Nº 06/2015 PROEVENTOS 2016-Fase 2


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança