Unisul receberá estudantes com necessidades especiais

12 Set, 2016 16:20:17 - Educação

Tubarão (SC)

Considerado o maior evento de orientação de carreira de Santa Catarina, o Vitrine das Profissões estará preparado para receber estudantes portadores de necessidades especiais, assessorados por profissionais do Programa de Promoção de Acessibilidade – PPA da Unisul. Coordenado pela professora Vera Neves, o programa promove condições igualitárias de acesso ao ensino, à pesquisa e à extensão para os estudantes com deficiência sensorial, física, dificuldade de aprendizagem e com necessidades educacionais específicas. O objetivo é atender os princípios da educação para todos, oferecendo facilidades para pessoas com deficiência inseridas no mundo acadêmico. O evento ocorre nos dias 21 e 22 de setembro, na Unisul campus Tubarão.

A 3ª edição da Vitrine das Profissões está esperados cerca de 11.000 alunos do 3º ano do Ensino Médio, oriundos de mais de 150 escolas pertencentes às Gerências Regionais de Educação de Tubarão, Laguna, Araranguá, Braço do Norte e Criciúma. Coordenadores de cursos, professores e acadêmicos, estarão recepcionando os visitantes em dezenas de estandes dispostos no Ginásio Poliesportivo do Campus de Tubarão. Nestes dias, os estudantes contarão com uma intensa programação que inclui acessos a informações sobre fluxos curriculares e mercados de trabalhos, visitarão laboratórios e outros ambientes de aprendizagem. Também participarão de miniaulas nos Cursos Superiores de seus interesses e conhecerão diferentes aspectos do universo de uma grande universidade.

Os alunos também poderão participar de importantes palestras de orientação de carreiras e construção de futuros. As psicólogas Valdirene Bruning e Samia Rahim, coordenadoras do Programa de Orientação de Carreiras, trabalharão sob o tema “SOS Profissões”. Pamela Bressan e Juliana Mendes, profissionais de empreendedorismo e revelação de talentos, palestrarão com o tema “Escolha seu futuro”. Reginaldo Osnildo, jornalista e mestrando em Ciências da Linguagem abordará o tema “Invente sua história. Você quer? Você pode!” 

A Vitrine das Profissões está vinculada ao Projeto Unisul.Futuro e será transmitida ao vivo – via redes sociais – com a participação da Unisul Virtual e Unisul TV.

A mobilização da Unisul em prol do futuro do jovem estudante tem início a partir da abertura de cada ano letivo. Inicialmente realiza o cadastramento do estudante-terceiranista e, no decorrer do processo, envia a cada um – semanalmente – através das redes sociais, dicas sobre o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, fortalecendo seu relacionamento com cada uma das escolas e seus professores.

Em parceria com cada escola e GERED – Gerência de Educação (Tubarão, Laguna, Criciúma, Araranguá e Braço do Norte), a Universidade realiza o Simuladão e os Aulões Unisul com o propósito de preparar os alunos para os vestibulares, entre eles o próprio ENEM. As provas são aplicadas em cada uma das escolas, nas próprias salas de aulas dos estudantes, o que evita deslocamentos e gastos pessoais. Todas as avaliações são posteriormente recolhidas e corrigidas automaticamente pelos sistemas informatizados da Unisul.

A Vitrine das Profissões representa o momento maior, em que toda a universidade se abre em estandes dispostos no Ginásio Poliesportivo do Campus Tubarão para receber, acolher e orientar terceiranistas. Em paralelo, professores, regentes de turmas, assistentes pedagógicos e diretores podem participar de oficinas com dicas para o ENEM, ministrados pelos pedagogos da Unisul/Dehon, professores Antonio Matiolla e Geruza Goulart, especializados na preparação de estudantes para vestibulares.

Durante ambos os dias do evento ocorrerão apresentações culturais. Entre as atrações destacam-se as bandas do Colégio Dehon e da 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria de Tubarão, grupo Terapeutas da Alegria, Coral Unisul, Cia. de Dança e de Teatro da Universidade, Quinteto do maestro Jefferson, bailarinas de Zumba, entre outras.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE