• Unisul recebe Prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC

Unisul recebe Prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC

31 Jul, 2018 10:37:57 - Educação

Florianópolis (SC)

A ADVB/SC – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina – divulgou a lista das empresas vencedoras do Prêmio Empresa Cidadã 2018. A Unisul é uma das vencedoras do prêmio com o Case Ciência Móvel, na categoria Preservação Ambiental.

O projeto Ciência Móvel promove gratuitamente a ciência e a educação ambiental em escolas públicas, com o objetivo de apresentar soluções sustentáveis para problemas ambientais. “As pesquisas e conhecimentos gerados em cursos como os das Engenharias Ambiental e Sanitária, Química, Civil,  Produção, Elétrica, além do Mestrado em Ciências Ambientais, dentre outros, vêm corroborando para a realização de inovações como são constatadas neste case premiado” conforme destacou o pró-reitor Hércules Araújo. Durante as visitas realizadas às escolas, em um veículo adaptado, uma equipe de docentes e discentes da Unisul, realizam oficinas e protótipos com temática ambiental. As atividades do Projeto se concentram no envolvimento dos estudantes do Ensino Médio em demonstrações que possibilitam visualizar conceitos de ciência ambiental e princípios básicos de ciências exatas (Química, Física e Matemática) no reaproveitamento de resíduos para produção de novos produtos com valor agregado.

A professora Anelise Cubas, coordenadora do projeto, explica que além da demonstração do funcionamento dos experimentos, os alunos são colocados em contato com os materiais produzidos, inclusive ajudando na fabricação de alguns como o biofilme, o sabão, o óleo essencial e o biodiesel. “Até o momento, mais de 2.500 estudantes visitaram o Ciência Móvel, sendo que mais que 300 alunos com idade entre 14 e 17 anos participaram efetivamente das oficinas, alunos estes que foram convidados a responder um questionário avaliativo no término da oficina. Diante dessas práticas, 76,15% dos estudantes afirmaram que o Projeto ajuda a compreender a importância da separação dos resíduos e 80,21% deles entenderam que a oficina os ajudou a perceber que é possível obter novos produtos a partir dos resíduos. De acordo com os resultados obtidos, observou-se que 96,02% dos alunos gostaram de conhecer o Projeto e 96,7 % gostaram de participar das oficinas”. 

A professora Anelise acrescenta que levar a universidade para dentro dessas escolas trouxe ganhos bilaterais: estudantes das escolas além de se beneficiarem com os conhecimentos adquiridos com as oficinas também começam a vislumbrar a universidade como uma possibilidade de futuro e os estudantes e professores da universidade se enriquecem com projetos de extensão comunitária, trabalhando questões sociais que ajudam na formação mais completa de seus alunos, pois além de se tornarem engenheiros eles são cidadãos.

Para o Reitor na Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt, este prêmio, em primeiro lugar, mostra a vitalidade da universidade, dos professores, dos pesquisadores que não medem esforços para fazer sempre o melhor. “Esse prêmio representa toda a nossa dimensão comunitária. Nós recebemos essa premiação como empresa cidadã que impacta na vida das pessoas com o projeto Ciência Móvel. Por tanto, mostra que hoje nós somos comunitários por um projeto de inovação”.

O Prêmio

O Prêmio Empresa Cidadã da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC) possui três categorias: Preservação Ambiental, Participação Comunitária, Desenvolvimento Cultural, Categoria Social e MPE. Os cases foram avaliados por professores de Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Há 20 anos, a premiação reconhece empresas que se destacam na realização de projetos que promovem cidadania e responsabilidade social no Estado.

Entrega do prêmio

A premiação, que está na 20ª edição, teve recorde de inscrições. O prêmio será entregue dia 23 de agosto, em cerimônia no Lira Tênis Clube, em Florianópolis. Com uma vida inteira dedicada às causas sociais, Alice Kuerten, presidente do Instituto Guga Kuerten há mais de 15 anos, é a embaixadora dessa edição especial de 20 anos do Prêmio Empresa Cidadã.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

ELZA DE MELLO
Postado por ELZA DE MELLO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE