Unisul promove celebração alusiva ao Dia do Idoso

03 Out, 2016 10:13:09 - Educação

Tubarão (SC)

O Conselho Estadual do Idoso (CEI) convida para o encontro "A importância do Fundo Estadual do Idoso na Efetivação dos Direitos dos Idosos em Santa Catarina". O objetivo é celebrar o Dia Internacional do Idoso, comemorado internacionalmente no dia 1 de outubro e no Brasil no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paula. As discussões abordarão quais impeditivos não tornaram o Fundo Estadual do Idoso uma realidade. O evento ocorre no dia 10 de outubro, às 13h30, no auditório, na Unidade Pedra Branca. As inscrições podem ser realizadas através do formulário criado pelo CEI. https://docs.google.com/forms/d/1TNnnk-8FqPGEq6o1MqsAcqRpXhphyDV2BjNWo1cBcGg/viewform?edit_requested=true

A organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 1991, o Dia Internacional do Idoso, com o objetivo de sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade da proteção e de cuidados para com a população idosa. No dia 1 de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso.

A Assembleia Geral da ONU, de 1991, aprovou a Resolução 46/91, que trata dos direitos dos idosos. São os princípios dessa Resolução que ainda norteiam as discussões contemporâneas sobre a situação do idoso: independência, participação, assistência, realização pessoal e dignidade.

O art. 2º da Lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), por sua vez, prevê que ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. E, no art. 3º, o Estatuto ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Hoje existem razões fundamentais e imperiosas para comemorar o dia 01 de outubro Dia Internacional do Idoso, e para refletir e estabelecer um diálogo urgente com o processo de envelhecimento:

-Viver mais e melhor é uma conquista que deve ser comemorada. É, contudo, também um grande desafio pessoal, social e governamental.

– É necessário conscientizar todas as populações sobre a importância da mudança de atitudes para com uma população que envelheceu e que quer, pode e deve continuar a participar da sociedade.

– Estabelecer reflexões e criar espaços acerca das necessidades dos idosos e buscar formular estratégias, políticas e novas práticas em todos os setores, com o objetivo de concretizar as enormes potencialidades e demandas que o envelhecimento abarca;

– Renovar o compromisso de que todos os idosos merecem alcançar seus direitos e envelhecer com protagonismo, segurança e dignidade.

– Quebrar tabus e criar novos pressupostos no sentido de que a pessoa idosa seja alvo de desenvolvimento durante toda sua vida.

Surge um questionamento: Como estamos tratando a população Idosa? Kofi Annan, no seu discurso de abertura da Assembleia Mundial do Envelhecimento (2002), em Madri, proclamou: “As pessoas idosas não são uma categoria à parte, somente estão com necessidades e capacidades particulares, decorrentes do curso da vida”.

Se tivermos esse privilégio, também nós envelheceremos um dia. Portanto, ser idoso é apenas encontrar-se em nova fase da vida. É inevitável, pois, pensar e amoldar nosso viver a essa transitoriedade da vida. Aprender a envelhecer faz parte da educação de todas as pessoas. Deve começar a partir de seu nascimento. Ou, “Deve ser ao longo da vida”. Educar na própria família, na pré-escola, para o seu próprio envelhecimento.

Neste Dia Internacional do Idoso, o CEI conclama a sociedade catarinense a refletir sobre essas questões e colaborar para que todos os idosos tenham garantidos os seus direitos, a sua cidadania, pela dignificação de seu cotidiano. Como qualquer cidadão, o idoso tem direito a ter direitos. E como idoso, tem, ainda, direitos especiais que lhe são conferidos por lei. Que ele seja o protagonista de suas próprias conquistas.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal