Unisul Pedra Branca inaugura mais dois Laboratórios de Engenharia

14 Jun, 2017 16:16:54 - Educação

Tubarão (SC)

Os cursos de Engenharia da Unisul estão atentos à dinâmica do setor produtivo e por isso estão sempre em busca de inovação tecnológica. Os cursos já possuem dez laboratórios, agora inauguram mais dois, com equipamentos de última geração que irão reforçar ainda mais o ensino, a pesquisa e a extensão dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Química. Os laboratórios de Hidráulica e de Termodinâmica da Unidade Pedra Branca serão inaugurados na próxima quarta-feira, 21, às 15h.

Os espaços são ambientes de aprendizagem diferenciados montados com equipamentos da empresa Ecoeducacional. “Nesses laboratórios serão desenvolvidas atividades de ensino, de pesquisa como iniciação científica e TCC, além da possibilidade para atividades de extensão”, contextualiza o pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unisul, professor Hércules Araújo.

Os responsáveis são os coordenadores dos cursos de Engenharia Civil, Oscar Lopez, e Ivete Rossato, de Engenharia Química. “Os laboratórios representam a realização de uma meta almejada no que diz respeito à qualificação e potencialização dos ambientes de aprendizagem. Com toda certeza, esses dois novos ambientes, somados aos atuais 10 laboratórios das engenharias, contribuirão significativamente para a melhoraria do atendimento das atividades acadêmicas dos nossos cursos”, ressalta o professor Oscar Lopez.

Os novos laboratórios serão, prioritariamente, destinados ao atendimento das práticas e estudos de regimes de escoamento, perda de carga em acessórios hidráulicos, circuitos de bombeamento, ensaios com vertedores, regimes de escoamento, transferência de calor, estudos em túnel de vento, equilíbrio estático, entre outros experimentos e ensaios das unidades de aprendizagem de hidráulica e termodinâmica.

O laboratório de Termodinâmica destina-se às práticas e estudos nos processos de secagem de materiais brutos ou produtos alimentícios. “Abordando todos os fenômenos que ocorrem durante um processo de secagem, na Adsorção em Sistema Sólido-Líquido, em condições batelada e contínua, nos fenômenos de transferência de calor por processo convectivo forçado, nas reações química a nível piloto, em Reatores de Mistura e em Reator Tubular, determinando-se parâmetros cinéticos, como constante de velocidade, ordem, tempo espacial e conversão experimental das reações”, complementa a professora Ivete Rossato.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança