• Unisul lança jogo educacional que aborda questões ambientais

Unisul lança jogo educacional que aborda questões ambientais

14 Ago, 2018 15:57:36 - Educação

Tubarão (SC)

A Unisul, em parceria com a Alcoa, lançará o jogo educacional River Hero nesta quarta-feira, dia 15 de agosto. O primeiro teste oficial será realizado com estudantes da tribo indígena Guarani, na aldeia localizada em Imaruí. O jogo aborda os principais problemas ambientais que ocorrem na bacia do Rio Tubarão e é voltado para adolescentes. As cidades de Imaruí, Laguna, Tubarão, Pedras Grandes e Lauro Müller são cenários que fazem parte do jogo.

Segundo o professor da Unisul e coordenador do projeto, Rodrigo de Freitas, a iniciativa surgiu em 2016, mas foi apenas em 2017 que o grupo começou a desenvolver o jogo. O projeto foi realizado por dois bolsistas do Curso de Ciências Biológicas da Unisul, um programador, um desenhista e pelos professores Rodrigo de Freitas e Maricelma Simiano Jung, coordenadora do Curso de Ciências Biológicas. De acordo com a professora Maricelma, após o lançamento do jogo, ele estará disponível na plataforma online do sistema Android, de forma gratuita. Outras fases de testes serão realizadas em escolas de Tubarão. No dia 22 de novembro, Dia do Rio, um grande evento acontecerá no Espaço Integrado de Artes da Unisul e haverá uma grande divulgação sobre o jogo para as escolas do município.

O jogo

O game começa contando a história de um jovem índio guerreiro que recebe a visita do espírito do índio Tubá-warô (que originou o nome da cidade de Tubarão). Tubá-warô avisa dos perigos ambientais que a região está passando e pede o auxílio do jovem guerreiro. O primeiro cenário se passa na cidade de Imaruí, onde o personagem principal recebe uma missão: fazer a pesca respeitando a época de defeso dos animais. Depois ele segue até Laguna, no Molhes da Barra, e precisa salvar os botos das redes de pesca. Após completada esta missão, ele se dirige para Tubarão. A missão na Cidade Azul é coletar os lixos da beira-rio e fazer a coleta seletiva. Depois, segue até Pedras Grandes e o jovem guerreiro precisa remover os bancos de areis das margens do rio e recompor a mata ciliar através do plantio de sementes. A última etapa do jogo é na nascente do Rio Tubarão, em Lauro Müller. O jogador recebe uma pontuação de acordo com o andamento das missões. Caso cometa algum erro, ele terá que voltar e refazer a missão do início. A ideia é trabalhar a sensibilização ambiental com os adolescentes.

Representação cultural

Para realizar a criação dos personagens, uma extensa pesquisa foi realizada com uma tribo Guarani que vive em Imaruí. Segundo o professor Rodrigo de Freitas, a tribo teve papel essencial para a elaboração do jogo. “Eles nos ajudaram com o vestuário do personagem, nos mostrando as características que representam a tribo. Quisemos deixar o guerreiro com uma aparência bem fiel ao que nos foi apresentado por eles, e no final, conseguimos”, revela.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE