Unisul lança Especialização em Conservação da Biodiversidade

30 Jun, 2017 16:18:58 - Brasil

Tubarão (SC)

O território localizado entre o complexo estuarino de Laguna e a serra catarinense possui ecossistemas pouco pesquisados, sujeitos a elevado nível de poluição, altamente fragmentados e com poucas áreas protegidas. Esta é uma região com pouca pesquisa científica e está sujeita a diversos eventos que têm acelerado o desenvolvimento nos últimos anos (a exemplo da duplicação da BR 101, nova Ponte de Laguna, ampliação do Porto de Imbituba, criação da maior Usina Solar da América Latina e novo aeroporto de Jaguaruna).

Como já observado em outras regiões do Brasil e do mundo, a aceleração do desenvolvimento gera implicações para a conservação da biodiversidade e as populações que dependem de um ambiente saudável para sua reprodução cultural. Nesse sentido, vem se tornando premente a necessidade de formar profissionais capazes de criar e implementar estratégias inovadoras de conservação da biodiversidade que integrem desenvolvimento e meio ambiente.

Pensando nos novos desafios do mundo contemporâneo, a Unisul criou a Especialização em Conservação da Biodiversidade. Esta especialização é orientada pelos princípios da Convenção da Diversidade Biológica (CDB) e busca formar e reunir profissionais interessados em conservar e restaurar os ecossistemas situados no Bioma da Floresta Atlântica entre a serra e o oceano. As inscrições vão até o dia 17 de agosto é o investimento é de 24 vezes de R$ 350,00.

Idealizada a partir de disciplinas que abordarão temas atuais utilizados na ciência da gestão de áreas protegidas, sempre que possível, serão realizadas saídas de campo e atividades práticas. A metodologia utilizada será voltada para a resolução de problemas e, para tanto, os professores irão trabalhar com exemplos práticos. Os acadêmicos deverão realizar suas monografias com temas voltados para o fortalecimento de uma estratégia de conservação da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e oceano adjacente, através da noção de corredores ecológicos entre as principais áreas protegidas existentes no território (Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca e Parque Nacional de São Joaquim).

Além de proporcionar uma sólida formação em uma temática estimulante e que está em expansão, o curso busca integrar o conhecimento sobre os ecossistemas do território e formar um grupo interessado em desenvolver estratégias para a sua conservação. Mais informações: http://www.unisul.br/wps/portal/home/ensino/especializacao-e-mba/conservacao-da-biodiversidade-tubarao/

TEXTO/ MARIA CLAUDIA/ AGÊNCIA BRASIL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança