• Unisul e empresariado araranguaense reafirmam compromisso

Unisul e empresariado araranguaense reafirmam compromisso

09 Mar, 2017 23:55:54 - Educação

Araranguá (SC)


Proposto pelo empresariado araranguaense, nesta quinta-feira, 9/3, a Unisul participou de uma reunião com a Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense (ACIVA). Estiveram presentes, além de representantes da comunidade e empresários, o reitor Mauri Luiz Heerdt e integrantes da reitoria. O convite feito pela ACIVA tende a aproximar ainda mais a universidade da comunidade araranguaense, e o encontro reafirma e potencializa a presença da Unisul na região. A unidade foi o primeiro braço da Unisul fora de Tubarão, desde 1992, o que refletiu na própria configuração da cidade, levando contribuições que perduram na formação e materialização de lideranças, no desenvolvimento local e na criação de um elo afetivo. 


O discurso do reitor Mauri Heerdt enfatizou a inovação, elemento crucial que perpassa a atualidade não só das universidades, mas da vida em sociedade como um todo. Ele destacou que o modelo de Ensino, Pesquisa e Extensão está passando, e hoje a grande missão das universidades é a inovação, um antever de necessidades que talvez exija até a criação de profissões que ainda não existam. Para isso, o compromisso firmado pelo empresariado araranguaense, em conjunto com a Unisul, será o precursor de uma nova visão, uma vanguarda educacional que tende a, desde o primeiro encontro, desenvolver e potencializar um portfólio vocacionado. “A melhor pesquisa é feita por aqueles que sentem o dia a dia. Para que a educação não seja apenas a construção, mas que seja bom para a cidade, de modo que a universidade e a cidade se confundam”, enfatiza o reitor. 


O compromisso firmado será possível pela união da tríade: comunidade, universidade e empresariado. Com isso, o conceito de inovação integrará os três pilares e trará o desenvolvimento ao local onde a universidade está. De acordo com o presidente da ACIVA, Beto Rizzotto, a parceria permitirá que os passos sejam dados por ambas as partes, diálogo que tende a potencializar a região. A Unisul apoiará com a diversificação e capacitação do conhecimento e as entidades empresarias com o direcionamento alinhado junto ao meio social regional, de forma que se evidencie qual a identidade do estudante araranguaense. 


A conclusão de uma graduação começa muito antes da presença da universidade, o sonho projetado pode ser construído ainda na formação inicial. Muitas vezes uma pergunta tão singela quanto ‘o que você vai ser quando crescer?’ pode direcionar toda uma sociedade se a busca pela resposta for conscientizar o futuro cidadão desde cedo. “Com certeza, faremos um planejamento para poder desenvolver nos alunos da rede pública esta conscientização, e assim mostrar que a nossa cidade tem a capacidade de graduar ótimos profissionais”, enfatiza a secretária de Educação, Cultura e Esportes de Araranguá, Ariane Almeida. 


Uma das preocupações que moveu o convite realizado pela ACIVA para que o diálogo com a Unisul fosse aberto diz respeito à preocupação com os jovens que arriscam as próprias vidas diariamente nas estradas para alcançar um curso ao qual possuem vocação, mas que só é ofertado em outras cidades. A exemplo das engenharias oferecidas pela Unisul de Tubarão. “A aproximação das entidades com a universidade, justamente, tenciona trazer benefícios para a comunidade, quem sabe até vir a tornar a cidade um polo universitário. Condições que a Unisul tem a oferecer”, conclui o presidente da ACIVA, Beto Rizzotto. 


Por conta da locação de parte do prédio da Unisul para a Universidade Federal de Santa Catarina, criou-se a inverdade de que a instituição deixaria a região. Sobre isso, o diretor do Campus Tubarão, Rafael Ávila Faraco, discorre que “talvez houvesse dúvidas por parte da comunidade, da parte da universidade a presença em Araranguá é de vital importância. A Unisul nunca pensou em sair da região do Vale, pelo contrário, sempre houve a proposta de fortalecer”, reforça Rafael. O gerente da unidade de Araranguá, Arnildo Steckert Júnior, afirma que a Unisul foi, em parte, corresponsável pelo desenvolvimento de Araranguá, e reforça que parte das lideranças da região foram formadas na universidade, mais de 6 mil profissionais. “A Unisul sempre esteve viva na cidade e através dela se buscará o que realmente é preciso para a região, para desenvolver a cidade e redundar em muitos benefícios para a comunidade”, afirma Arnildo.


TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE