• Unimed recebe certificação de qualidade na esterilização e limpeza

Unimed recebe certificação de qualidade na esterilização e limpeza

04 Dez, 2017 13:42:37 - Geral

Criciúma (SC)

O Hospital Unimed Criciúma recebeu da divisão hospitalar da 3M do Brasil a Certificado de Limpeza e Esterilização na Categoria Black Diamond. Esse selo certifica apenas 67 hospitais brasileiros que atendem a todas as exigências relacionadas às práticas de controle de esterilização e à tecnologia e excelência de produtos utilizados. A gerente de enfermagem do Hospital Unimed Criciúma, Denise Maccarini Tereza, explica que a certificação soma-se ao grande trabalho que o Hospital vem desenvolvendo no sentido de implementar práticas de excelência nas rotinas de trabalho que são avaliadas em três pilares: educação, evidência e tecnologia.

A certificação representa um padrão de qualidade em biossegurança na Central de Materiais e Esterilização dos hospitais avaliados, uma vez que assegura que os materiais utilizados foram submetidos a um processo de esterilização controlado, garantindo ainda mais segurança à instituição.


Além deste, o Hospital Unimed recebeu ainda da 3M o Certificado de Prevenção de Lesão de Pele, o Certificado de Fixação Segura de Catéteres e o Certificado Preparo de Pele e Normotermia. Todos os procedimentos são auditados pela 3M, que realiza análises baseadas nas normas estabelecidas pela Associação para o Avanço da Instrumentação Médica e também pela Associação de Enfermeiras de Centros Cirúrgicos e Centrais de Materiais, ambas sediadas nos Estados Unidos. Antes de conferir a premiação, realiza-se a monitorização em cada hospital. Na Central de Materiais e Esterilização (CME), trabalha-se a verificação de todo o ciclo de esterilização, processo que inclui completa orientação aos responsáveis em relação aos controles adequados.

A certificação de prevenção de lesão de pele busca a prevenção do aparecimento destas lesões durante o período de internação, além de estimular a adoção de medidas preventivas que possam ser aplicadas pela equipe de enfermagem, motivando-os a estabelecer uma cultura de prevenção institucional, envolvendo-os com as Melhores Práticas em Saúde da Pele. Certificado de Fixação segura de Cateteres tem a finalidade de estabelecer um protocolo de fixação de cateteres para diminuir infecções, desperdício, garantir melhores custos e proporcionar segurança ao paciente. Hoje das mais de seis mil instituições hospitalares do Brasil menos de 70 são certificados. Certificado Preparo de Pele e Normotermia, que garantem mais segurança ao paciente durante os procedimentos cirúrgicos.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE