• Unimed promove 4ª edição do evento Cuidados Paliativos

    Durante os dias de palestras, serão debatidos assuntos como a importância da abordagem humanística, pautada na valorização da vida e no entendimento da morte como uma condição natural

Unimed promove 4ª edição do evento Cuidados Paliativos

08 Ago, 2018 10:20:03 - Saúde

Criciúma (SC)

A Unimed Criciúma promove nesta quarta e quinta-feira, dias 8 e 9, a 4ª edição do evento Cuidados Paliativos. As palestras iniciam a partir das 19h, no auditório da Acic. Organizado pela Equipe Multidisciplinar do Hospital Unimed, com parceria da Unesc, o objetivo é mostrar a importância da abordagem humanística, pautada na valorização da vida e no entendimento da morte como uma condição natural, centrada no indivíduo e na família. O evento é aberto ao público em geral.

Diferente dos anos anteriores, neste serão dois dias de evento. Nesta quarta-feira, a palestra fica por conta do coordenador da Equipe Multidisciplinar, o médico Álvaro Alberto Barcelos Júnior, que também é coordenador do Comitê de Óbito e da Comissão de Cuidados Paliativos (HUC). Ele abordará os temas: A atuação da equipe multidisciplinar em Cuidados Paliativos; Princípios para o controle dos sintomas e Cuidados Psicológicos: Luto e comunicação de notícias difíceis;

Na quinta-feira, o tema será: “De quem é a vida afinal? Discutindo a vida, a morte e o morrer”. Uma mesa será composta pelo dr. Álvaro Alberto Barcelos Júnior e líderes e representantes religiosos. A intenção é auxiliar a compreensão e entendimento à respeito da  religiosidade e fé espiritualidade, mediantes o processo de vivenciar à morte e o morrer. Os convidados serão: Sheikh Adil Ali Pechliye, da Mesquita Palestina; pastor Antônio Luiz Lalau; o padre Wilson Buss e Marileide Guse, da doutrina espírita.

“Um dos maiores objetivos é propagar e tornar conhecido, esclarecido o que são cuidados paliativos, bem como o papel da equipe multidisciplinar do Hospital Unimed e o processo de humanização”, destaca a psicóloga da Clínica Assistencial do Hospital Unimed, Vânia Meneses Gusmão Fidelis. “A assistência integral é muito importante para os últimos dias de pacientes terminais, pessoas que estão sem perspectiva de cura e cujo organismo não responde mais aos tratamentos. Falar sobre a morte é olhar para a vida”, complementa.

Participação do público

Ao fim das palestras, o público terá a oportunidade de questionar a equipe organizadora e líderes religiosos, utilizando o microfone. “Nós sabemos que há duas certezas na vida, a primeira é o nascer, a segunda é o morrer. Por isso a importância desse evento, para ressaltar a necessidade dos cuidados paliativos, sendo de extrema importância a relação que se cria entre médico, equipe multidisciplinar, paciente e família”, diz o dr. Álvaro Alberto Barcelos Júnior.

Com a parceria da Unesc, o evento abrangerá os cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia, Biomedicina e Odontologia. “É um evento educativo e informativo. Ampliou-se em dois dias para que pudéssemos envolver um número maior de participantes e a parceria com a Unesc, que contará com acadêmicos de oito cursos da área da saúde”.

A Equipe Multidisciplinar do Hospital Unimed Criciúma conta com: médico, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogas, farmacêuticas, assistente social, fonoaudióloga, representantes das áreas administrativas e técnicos de enfermagem.

Inscrições:
Pelo site www.unimedcriciuma.com.br

Programação:

Quarta-feira (08/08) – 19h
Local: Auditório da Acic

Palestra: Dr. Álvaro Alberto Barcelos Júnior e a participação da Equipe Multidisciplinar do Hospital Unimed Criciúma.

Temas

- Cuidados Paliativos (Conceitos teóricos):

-Atuação da equipe multidisciplinar em Cuidados Paliativos;

-Princípios para o controle dos sintomas;

-Cuidados Psicológicos: Luto e comunicação de notícias difíceis.

Quinta-feira (09/08) – 19h
Local: Auditório da Acic

Mesa de debate com dr. Álvaro Alberto Barcelos Júnior e convidados:

Adil Ali Pechliye
- Sheikh -Mesquita Palestina

Antônio Luiz Lalau
- Pastor (Evangélica)

Marileide Guse
- Doutrina Espírita

Wilson Buss
- Padre (Católica)

Temas

-Aspectos Legais das Diretivas Antecipadas de Vontade:

-Princípios Bioéticos dos Cuidados Paliativos;

-Compreender as diversas visões religiosas e filosóficas e seu modo de vivenciar a morte e o morrer;

-Compreender os tabus inerentes a educação para morte.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal