• Unimed investe em excelência no atendimento de emergência

Unimed investe em excelência no atendimento de emergência

31 Out, 2018 14:59:46 - Saúde

Criciúma (SC)

A proposta do Hospital Unimed Criciúma é mudar a realidade do atendimento de emergência, oferecendo excelência e imprimindo o jeito da instituição hospitalar de atender, com base em protocolos mundiais. E, para isso, investe na capacitação dos médicos emergencistas, com auxílio na realização da especialização Medicina de Emergência. O curso é ministrado por professores do Instituto Terzius, de São Paulo - um dos grandes centros de formação do Brasil.

São três médicos do hospital que realizam o curso de especialização, entre demais profissionais da região. “Ao todo, são 30 médicos. A Unimed cede suas instalações, suporte de audiovisual e oferece coffe break para professores e alunos. Escolhemos a Terzius por percebermos que o instituto possui o mais diferenciado programa na área de medicina de emergência”, destaca o médico da Unimed, dr. Saul Pereira Júnior.

O programa do curso é baseado em diretrizes que também possibilitam os médicos a execução da prova de título da Associação Brasileira de Medicina de Emergência. (Abramede). “O instituto oferece cursos de última geração, como Point Of Care e os tradicionais ACLS, ATLS, PALS.  Aprendemos procedimentos e nuances específicas da sala de emergência como intubação orotraqueal, acesso venoso central, cricotireoidostomia, drenagem de tórax, punção intra-óssea, entre outros. Contamos ainda com o coordenador em sala de aula, dr. Bruno Pereira, reconhecido mundialmente por sua atuação na área de emergência”, lembra Júnior.

Elevação na qualidade do atendimento

A especialização prepara os médicos a tornarem-se especialistas em Medicina de Emergência - nova especialidade reconhecida no Brasil, onde o médico atua em salas de emergência. “Com a mencionada formação, elevaremos a qualidade de atendimento ao paciente. Estamos nos formando para promover uma medicina baseada em evidências e protocolos, seguindo rígidos padrões de decisão crítica e aumento de performance”, explica dr. Saul Pereira Júnior que ainda cita.

Diagnósticos mais complexos

Durante o curso, os médicos são treinados em lidar com diagnósticos mais complexos. “É um programa completo. Os alunos aprendem desde medidas básicas, salvadoras de vida, como também elucidação para diagnósticos mais complexos ou menos prováveis. O treinamento em lidar com paciente crítico é primordial na sala de emergência, assim como são as habilidades de manutenção à vida”, explica o coordenador da pós-graduação, dr. Bruno Pereira.

São treinados também a otimizar o tempo de atendimento. “Durante o curso, os alunos aprendem, por exemplo, sobre como otimizar o atendimento ao paciente com infarto do miocárdio, objetivando o diagnóstico e o tratamento rápido. Aprendem como lidar em cenários de trauma, decorrentes de acidentes de trânsito. Todos são capacitados ainda para atender quadros cirúrgicos, respiratórios e assim por diante, ou seja, tornar-se-ão verdadeiros especialistas”, destaca o coordenador.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

CDL Içara