Unimed Chapecó: precisão no diagnóstico de problemas cardíacos

21 Fev, 2017 15:42:01 - Saúde

Chapecó (SC)

A Unimed Chapecó, preocupada com a qualidade assistencial prestada aos pacientes de Chapecó e região, implementou o serviço de Ressonância Magnética Cardíaca. Desde 2013, o Centro de Imagem da Unimed Chapecó oferece este procedimento, que é considerado um dos mais completos no que diz respeito aos cuidados com o coração.


O exame é considerado um procedimento seguro, não-invasivo e praticamente indolor. Utiliza ondas de radiofrequência para adquirir informações e gera imagens detalhadas do coração sem utilizar radiação ionizante, material radioativo ou constaste iodado. Devido à sua alta precisão, o exame permite a avaliação da anatomia cardíaca, função ventricular, perfusão miocárdica e áreas de fibrose em um único procedimento, que tem duração de cerca de 30 minutos.


“A Ressonância Cardíaca permite visualizar o coração com mais nitidez e de forma segura, o que resulta em um diagnóstico preciso e precoce que auxilia o médico no manejo e tratamento de seus pacientes. A Ressonância tem uma acurácia diagnóstica elevada, quando comparada à ecocardiografia e à cintilografia miocárdica, devido sua alta resolução espacial”, explica a médica especialista em medicina interna e cardiologia e mestre em cardiologia, Dra. Angela Gallina Bertaso Maia.

 

“Este exame ainda causa certo receio aos pacientes, pois o equipamento é muito grande e emite sons de volume elevado. Mas, é completamente indolor e simples, com uma alta sensibilidade para detectar a maioria das doenças cardíacas”, pondera a cardiologista. Durante o procedimento as imagens captadas são manipuladas por um software especial, que analisa os volumes e a função dos ventrículos. “Este exame é frequentemente solicitado aos pacientes com suspeita de angina, pois além de diagnosticar alterações no suprimento de sangue para o músculo cardíaco (isquemia), pode também identificar se existe alguma fibrose (cicatriz) decorrente de um infarto prévio”, explica.


Dra. Angela salienta que a ressonância magnética cardíaca é contraindicada em pessoas com clipes metálicos cerebrais, implantes cocleares, fragmentos metálicos nos olhos e pacientes portadores de marcapasso ou Cardioversor Desfibrilador Implantável (CDI), com algumas exceções.  Por outro lado, a médica destaca que pacientes com stents coronarianos e próteses valvares podem ser submetidos ao procedimento. “Todos os pedidos de ressonância cardíaca passam por uma avaliação detalhada e individualizada para garantir a segurança do paciente”, salienta a especialista.


Preparação


Aos pacientes, é solicitado um preparo que envolve jejum e restrição de uso de alimentos com cafeína e xantinas, além de suspensão de algumas medicações. Em geral, durante o exame, é administrado o contraste gadolínio. Trata-se de uma substância extremamente segura, com taxas de complicações sérias raras e geralmente transitórias. Apenas os pacientes com histórico de insuficiência renal avançada (DCE<30) devem evitar o uso do gadolínio. “Dispomos de uma equipe treinada e um equipamento de ressonância completo para realizar o exame do coração com a melhor técnica e maior cuidado com cada paciente”, conclui Dra. Angela.


Entre as principais indicações da RM Cardíaca estão:


• Avaliação de isquemia miocárdica;

• Avaliação de viabilidade miocárdica;

• Diferenciação etiológica entre cardiopatias isquêmica e não-isquêmicas;

• Avaliação de cardiomiopatias não-isquêmicas (cardiomiopatia hipertrófica, deposição de ferro no miocárdio, sarcoidose, amiloidose cardíaca, doença de Chagas, etc)

• Avaliação do ventrículo direito (investigação de displasia arritmogênica do VD)

• Investigação de miocardite

• Investigação de massas intracardíacas

• Doenças do pericárdio

• Cardiopatias congênitas em adultos


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal