• Unidades escolares de Içara vão fazer parte de Programa de Defesa Civil

Unidades escolares de Içara vão fazer parte de Programa de Defesa Civil

05 Mai, 2021 16:56:27 - Geral

Içara (SC)

O ataque à creche em Saudades, nessa terça-feira, que resultou em cinco mortos, incluindo três crianças, reacendeu as discussões em torno da segurança nas escolas e da adoção de outras medidas que possam minimizar os riscos a alunos e profissionais da educação. Em Içara, as unidades da rede municipal de ensino já contam com ferramentas como portão eletrônico e controle de entrada e saída. Além disso, novas medidas deverão ser implementadas.

“A segurança depende também de atitudes educativas. Nesse sentido, o Programa de Defesa Civil nas Escolas, ao qual Içara está fazendo a adesão, pode colaborar. É uma ação que efetivamente pode ajudar profissionais e alunos a como proceder em situações excepcionais. Assim como a educação, a segurança exige o envolvimento de todos, poder público, entidades e comunidade”, entende a secretária de Educação do município, Rose Reynaud.

Desenvolvido pela Defesa Civil de Santa Catarina, o programa prevê a capacitação e acompanhamento de alunos e professores, visando à promoção de ações que possibilitem a mudança de comportamento e de cultura referente à gestão de risco e à gestão de desastres, para atuarem de forma compartilhada e eficaz junto à comunidade e à Defesa Civil do município.

Rede estadual

De acordo com a coordenadora regional de Educação, Ronisi Guimarães, as escolas da rede estadual também possuem um sistema de segurança, com vigilância humana ou eletrônica, dependendo do porte da unidade. “Com os Planos de Contingência em razão da Covid-19, diminuiu muito a circulação de pessoas nas escolas. Sempre na entrada há um funcionário para aferir a temperatura, ou seja, ninguém entra sem passar primeiro por alguém da escola. Essa mudança de postura reforçou também a segurança”, considera a coordenadora.

CANAL IÇARA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança