• Unidades Básicas de Saúde de Criciúma melhoram assistência

    Equipadas e à disposição dos moradores, unidades evitam o encaminhamento desnecessário de pacientes ao pronto-socorro do Hospital São José

Unidades Básicas de Saúde de Criciúma melhoram assistência

19 Dez, 2016 15:40:31 - Saúde

Criciúma (SC)

Além de disponibilizar serviços de urgência e emergência à comunidade, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma e os Pronto Atendimento 24h dos bairros Próspera e Boa Vista, servem para reduzir filas e desafogar o fluxo de atendimentos nos hospitais. Através do Sistema Único de Saúde (SUS), as unidades evitam o encaminhamento desnecessário de pacientes ao pronto-socorro da principal entidade hospitalar de Criciúma: o Hospital São José.

Cada UBS e Estratégia Saúde da Família (ESF) conta com médicos, enfermeiros e outros profissionais capacitados para atender a comunidade e garantir o acesso à saúde, conforme prevê o Ministério da Saúde. Em pelo menos 40 unidades da Administração Municipal, são realizados atendimentos básicos e gratuitos em ginecologia, clínica geral, enfermagem, pediatria, entre outros.

De acordo com o presidente do Conselho Superior de Gestão da Prefeitura de Criciúma, Silvio Ávila Júnior, o deslocamento de pacientes aos hospitais deve ocorrer apenas em casos de extrema urgência. “Muitas pessoas têm o costume de ir ao Hospital São José para requerer atendimentos que são oferecidos nos postos de saúde. Essa é uma cultura errada, é preciso uma mudança de comportamento das pessoas. Temos profissionais para atendê-los, solucionar os problemas e descentralizar as consultas”, comenta.

Do lar e moradora do bairro Nossa Senhora da Salete, Almeri Pereira Cascaes, de 44 anos, utiliza a UBS Centro Social Urbano (CSU) para fazer exames laboratoriais. “Já faz anos que consulto na unidade. É claro que requer um esforço pessoal, pois muitas vezes é preciso pegar senha. Mas, sempre fui bem atendida pelos profissionais”, conta.

O prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, que inaugurou cinco UBS desde 2013, ressalta que os locais estão preparados para receber os moradores. “A gente se esforçou para retomar os atendimentos no Hospital São José, mas as pessoas têm postos de saúde à disposição. Os Pronto Atendimento funcionam 24 horas e também resolvem casos de muitos pacientes em situações de urgência e emergência clínica. As pessoas precisam entender que se faz necessário passar pela rede de atendimento básico antes de chegar ao Hospital São José, que tem como objetivo principal atender urgência, emergência e alta complexidade”, finaliza.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃOFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal