• Unidade de beneficiamento de pescados recebe certificação SIM

Unidade de beneficiamento de pescados recebe certificação SIM

23 Ago, 2019 16:58:01 - Geral

Içara (SC)
  
A história do empreendedor Wagner Ortolan começa com muita dedicação e vocação para as vendas. O içarense, que iniciou suas atividades trabalhando com uma tele-entrega de pescados em 2016, e deu continuidade ao projeto abrindo uma peixaria em 2017, receberá nesta sexta-feira, dia 23, das mãos do prefeito Murialdo Canto Gastaldon o registro da certificação que autoriza o funcionamento da empresa da família, a Ortolan Comércio e Indústria de Peixe, a primeira unidade de beneficiamento de pescados do Município.

Com o auxílio da equipe técnica da Secretaria de Agricultura de Içara Ortolan planejou e executou o sonho de abrir o seu próprio negócio. “Fui muito bem acolhido pela equipe da Secretaria de Agricultura. O projeto e construção foram viabilizados a partir das orientações recebidas. Também recebemos orientações sobre manejo, higiene e comercialização”, declarou o proprietário, que inaugura o empreendimento nesta sexta-feira, às 19h, na Rua Ângelo Lodetti, 944, no bairro Jardim Elizabete.

Esta semana o coordenador do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), o médico veterinário Saulo Da Boit Goularte, foi até o local realizar a vistoria final. “A certificação dos produtos de origem animal só é emitida, desde que todo o processo de preparação, manipulação, depósito e acondicionamento sejam verificados. É necessário seguir uma série de pré-requisitos e padrões de qualidade para receber o selo e garantir a procedência dos produtos. Enquanto equipe técnica, nós acompanhamos todas as partes, desde o início das obras e continuaremos coletando amostras e realizando inspeções no empreendimento” explicou. Este é o terceiro registro entregue pela Administração.

Rede de cooperação

Ortolan comercializará camarão com e sem casca, marisco, salmão e filés de peixes da região como papa-terra e curvina. Além disso, a instalação da usina de beneficiamento em Içara, próximo de Balneário Rincão e outras praias, fomentará uma possível parceria com outros pescadores.  “Nas temporadas de pesca, muitas empresas e cooperativas não se deslocam para buscar quantidades que eles julgam pequenas e, muitas vezes, infelizmente, os peixes acabam sendo descartados. Por isso, tendo viabilidade, compraremos essas quantidades”, informou o proprietário.

“Essa é a concretização de um grande trabalho desenvolvido pela Secretaria de Agricultura. Além da valorização do agricultor familiar e dos pescadores, que comercializarão seus produtos em todos os supermercados de Içara e da região”, destacou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

Além dos supermercados de Içara, os produtos também serão comercializados nos municípios da Amrec, conforme prevê a legislação estadual. Os membros do Consórcio Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária da Região Carbonífera de Santa Catarina (CIASAMREC) trabalham para que, nos próximos anos, os empreendimentos que possuam o SIM consigam integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBi), elevando os produtos para comercialização em todo o país. 

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE