• Unicesumar terá aula inaugural para novo curso de engenharia

    Metodologia diferenciada une o melhor do ensino presencial com o EAD e tem por objetivo formar profissionais dessa área com melhor qualificação

Unicesumar terá aula inaugural para novo curso de engenharia

28 Fev, 2018 14:01:59 - Educação

Criciúma (SC)

Criciúma está entre as primeiras cidades brasileiras a receber a metodologia diferenciada da Unicesumar. A instituição inovou e lançou o curso em Engenharias EAD. A iniciativa já é apontada por especialistas como uma das maiores inovações do ensino superior no país. A aula inaugural para os alunos de Criciúma está marcada para esta quarta-feira (28),  às 19h30min, com o diretor de Planejamento de Ensino da matriz da Unicesumar, Fabrício Lazilha. A aula será na sede da Unicesumar, em Criciúma.  Quase 50 pessoas participam da aula inaugural.

De acordo com o diretor dos polos da Unicesumar de Criciúma e Imbituba, Vilmar  Coelho, o mais interessante nos alunos desse curso é que  há uma mistura de idades, entre 19 e 45 anos, o que será muito enriquecedor para a turma. A maioria quer se aperfeiçoar nesta área e por isso a escolha pelo curso.

O diretor de Planejamento explica que, no primeiro dia, os alunos vão para o Espaço de Aprendizagem do polo e serão convidados a conhecer o modelo de sala de aula invertida, em que o aluno é autor do processo e o professor atua como tutor-facilitador. “A aula inaugural marca a abertura do ano letivo, com o objetivo de estabelecer vínculos e demonstrar a metodologia, que possui dinâmica muito própria”, comenta  Coelho.

A semana de aulas da metodologia ativa está estruturada para seis dias de atividades, sendo três dias de autoestudo, um dia de aula ao vivo (transmitidas via ambiente on-line), um dia de encontro presencial no polo e/ou de prática laboratorial, também no polo. A sala de aula é invertida. Antes das aulas, o aluno prepara-se sobre o tema. Durante as aulas, o aluno pratica os conceitos aprendidos. Depois das aulas, o aluno revisa o conteúdo e estende seu aprendizado.

Metodologia ativa

A metodologia nasceu da troca de experiências de professores renomados de Engenharia no Brasil que, juntos, descobriram um novo significado para o ensino oferecido até hoje no país. “Nossa inquietação inicial foi a alta evasão escolar, a má qualidade da maioria dos cursos existentes - uma calamidade - a baixa empregabilidade dos recém-formados e o comprometimento da indústria nacional num futuro bem próximo”, conta o professor Aécio Lira, coordenador do projeto.

De acordo com o pró-reitor de EAD da Unicesumar, William de Matos Silva, a metodologia diferenciada da Unicesumar é inovadora e oferece “qualidade de ensino, tecnologia educacional de ponta, material didático próprio e estrutura física que oferecerão salas de aulas modernas e laboratórios físicos e virtuais, com recursos em realidade aumentada e práticas programadas”, ressalta.

Unicesumar

Idealizada em 1990 para oferecer ensino de qualidade, a Unicesumar vem ampliando a estrutura física e aperfeiçoando a qualidade no atendimento. Em 2018, são 100 mil alunos, cerca de dois mil funcionários e mais de 800 professores, sendo 80% do corpo docente formado por mestres e/ou doutores. A Unicesumar obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) pelo sétimo ano consecutivo, em uma escala de avaliação de 1 a 5. No ranking dos 149 melhores centros universitários públicos e privados do Brasil, a Unicesumar está na 7ª posição. A instituição também está entre as 10 maiores instituições de ensino privadas do país.

Mais informações no site www.unicesumar.edu.br

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança