Unibave é credenciado para oferta de cursos EAD

14 Nov, 2018 16:42:15 - Geral

Orleans (SC)

Em recente avaliação realizada no Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, por uma comissão de avaliadores designados pelo Ministério da Educação – MEC, a instituição recebeu o conceito final 5, nota máxima em uma escala de 1 a 5 para credenciamento da modalidade de ensino EAD.

A comissão composta por três professores esteve na instituição entre os dias quatro e oito de novembro. O credenciamento institucional para a Educação a Distância é composto por diversas etapas, uma delas é a avaliação in loco que resulta em um relatório da comissão de avaliadores em que são examinadas as informações apresentadas pela instituição de ensino, relacionadas à realidade encontrada durante a visita, gerando a nota conceito para a instituição.

O instrumento avaliativo contempla eixos como a missão e o Plano de Desenvolvimento institucional – PDI, a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão, a responsabilidade social da instituição, a comunicação com a sociedade, a infraestrutura física, as políticas de atendimento aos estudantes, entre outros.

Durante a visita ao campus, os avaliadores participaram de reuniões com a equipe gestora do Unibave, coordenação de educação a distância, técnicos-administrativos e docentes envolvidos no processo de credenciamento, membros da Comissão Própria de Avaliação - CPA, além da análise dos documentos institucionais necessários à verificação do funcionamento das atividades acadêmicas. 

Ensino EAD é necessidade para o futuro

O trabalho do Unibave para a implementação da Educação a Distância começou em 2016, quando iniciaram as discussões das primeiras ideias entre os gestores da instituição. No ano seguinte, foi realizado o pedido ao MEC para credenciamento de instituição de ensino na modalidade EAD. Nesse ano de 2018, a instituição deu o primeiro passo nessa nova etapa, com a implementação da Educação a Distância no ensino presencial, onde 20 % da carga horária dos cursos presenciais são preenchidas com aulas virtuais.

De acordo com o pró-reitor de ensino de graduação, Leonardo de Paula Martins, a expectativa é que a partir da publicação deste credenciamento para oferta EAD, sejam lançados dois novos cursos a distância por semestre até 2020 no Unibave. Os gestores já estão trabalhando em sete novos projetos de cursos tecnólogos que serão ofertados na modalidade a distância.

“Pensamos em um projeto de excelência, oferecendo cursos com qualidade, o que já é a marca do Unibave. A nossa expectativa é que para 2019 possamos lançar pelo menos dois cursos novos. Os tutores serão profissionais (professores especialistas, mestres e doutores) que já atuam nos cursos presenciais. Os encontros dos cursos à distância acontecerão no Campus do Unibave e os acadêmicos terão à disposição toda estrutura que a instituição já oferece. ”, explicou Martins.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE