• Unesc traz debates sobre individualização da Psicologia

    Evento marca as comemorações do Dia do Psicólogo 

Unesc traz debates sobre individualização da Psicologia

27 Ago, 2018 14:59:03 - Educação

Criciúma (SC)

Professores, estudantes e profissionais de Psicologia estão reunidos na Unesc nesta segunda-feira (27/8) para palestras e rodas de conversa com a temática “Uma psicologia das identidades ou a individualização da psicologia?”. O evento é alusivo ao Dia do Psicólogo e vai abordar o trabalho desenvolvido pelos profissionais em áreas como clínica, esporte, educação, jurídica, empresarial, organizações sociais, hospitais e pesquisa.

A abertura do evento ocorreu com uma palestra da representante da Sociedade de Psicologia de Criciúma, Marise Decker, que abordou o histórico da Psicologia, desde a regulamentação da profissão, passando pela criação de entidades representativas até os dias atuais. “O número de profissionais inscritos em conselhos de Psicologia no Brasil saltou de 895 em 1974 para 320.541 em 2018, sendo que destes, 12.700 encontram-se em Santa Catarina. O dado aponta para a necessidade de acompanhamento constante e discussões sobre a profissão como a proposta no evento de hoje”, comenta Marise.

O presidente do CA (Centro Acadêmico) de Psicologia, Vinícius Silva de Valentim, lembrou da importância de dar continuidade aos assuntos debatidos. “O que estamos levando da graduação? O que estamos defendendo e que visão de homem e mulher temos? Vivemos dentro de um contexto social. Cada sujeito tem uma classe, uma realidade social, uma sexualidade e não podemos esquecer disso no momento em que estivermos desenvolvendo nosso trabalho, em qualquer uma da área que escolhamos atuar”.  

A coordenadora do curso de Psicologia da Unesc, Karin Martins Gomes, afirma que o evento tem o objetivo de propor uma reflexão que se inicia hoje, mas não se encerra ao final do encontro. “Que fique essa semente plantada para que no ano que vem possamos dar continuidade aos debates e de uma maneira mais ampla ainda”.

Programação

O evento trouxe ainda pela manhã, a palestra “Reforma e contra-reforma: que identidade profissional queremos construir?”, com Ludmilla Castro Malta e a mediação de Giovana Ilka Salvaro e Vinicius Valentim.

A partir das 14 horas, ocorre uma roda de conversa sobre “A Psicologia no SUS”, com

Dulce Mara Gaio e Dipaula Minotto da Silva no Auditório Ruy Hülse. Já às 19 horas, ocorrerá a palestra “A Psicologia (e os psicólogos) no século XXI”, com Dulce Mara Gaio, sendo mediada por Dipaula Minotto e Vinicius Valentim.

O encontro é gratuito e as inscrições podem ser feitas no local do evento.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE