• Unesc traz debates sobre a obra Pedagogia do Oprimido

    Legado de Paulo Freire norteará os debates nesta quarta-feira

Unesc traz debates sobre a obra Pedagogia do Oprimido

13 Ago, 2018 09:46:42 - Educação

Criciúma (SC)

A Unesc recebe nesta quarta-feira (15/8), professores, estudantes de graduação e de pós, pesquisadores e pessoas da comunidade para debater a vida e a obra do educador Paulo Freire no 5º Colóquio História e Memória da Educação: 50 anos após a Pedagogia do Oprimido. O evento vai contar com atividades nos três períodos e terá a presença de palestrantes como o professor doutor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Thiago Ingrassia Pereira, que vai falar sobre “A atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire”. O evento ocorre às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues.

 A conferência tem como objetivos tratar de conceitos-chave (inacabamento, dialogicidade e transformação social) da proposta pedagógica de Paulo Freire, considerando sua perspectiva educacional emancipatória, além de discutir a atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire.

Ao longo do evento, os participantes terão acesso às obras de Paulo Freire para a compra e a exposição sobre a vida e obra do autor, bem como a exibição de documentários

O Colóquio é fruto de uma parceria entre o Grupehme (Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural Histórias e Memórias), Esma (Grupo de Pesquisa Educação, Saúde, Meio Ambiente), Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc) e do curso de Pedagogia da Universidade, com o apoio do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação).

O evento ocorre a cada dois anos e já abordou os temas: História da Infância (2007); História e a Memória Docente (2009); Patrimônio e Cultura Escolar, Cidadania e Desenvolvimento (2011) e Experiências de Preservação do Patrimônio Cultural: Lugares, memórias e Identidades (2016).

Construção coletiva  

Segundo a professora do PPGE da Unesc, Giani Rabelo, é preciso fortalecer pensamentos e ações em prol de melhorias para a educação e para o país. “Em 2018 o livro de Paulo Freire, "Pedagogia do Oprimido", completa 50 anos de sua publicação. Esta grande obra, significa para nós educadoras e educadores orgulho e a certeza de que é possível construir algo novo diante de tantos retrocessos sociais que têm roubado a humanidade de brasileiros e brasileiras. Seus escritos nos encorajam para seguirmos na luta em busca de uma escola justa e inclusiva, que alimente a esperança em seus educadores e educandos”, afirma.

Grupehme

Os membros do Grupehme vêm ao longo de suas trajetórias dedicando-se à pesquisa e preservação das variantes do patrimônio histórico educativo de Santa Catarina. Como forma de devolver à sociedade os resultados destes estudos, oferecem palestras, cursos, exposições, publicações, eventos científicos, bem como o Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina, no ambiente virtual.  

Programação do Colóquio

8h30
Auditório Edson Rodrigues (sala 19, Bloco P)
Vídeo e debate sobre Alfabetização em Angicos.
Mediadora: professora da Unesc Gislene Camargo

13h30
Auditório Edson Rodrigues (sala 19, Bloco P)
Mesa-redonda “Educação Libertadora e compromisso social”
Participantes: professores da Unesc Carlos Renato Carola e Giani Rabelo Mediadora: Mediadora: professora Janine Moreira

19 horas
Auditório Edson Rodrigues (sala 19, Bloco P)
Conferência “A atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire”
Conferencista: professor da Universidade Federal da Fronteira Sul Thiago Ingrassia Pereira.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal