• Unesc tem primeira mulher à frente da Reitoria

Unesc tem primeira mulher à frente da Reitoria

08 Jun, 2017 14:07:29 - Educação

Criciúma (SC)


A Unesc viveu hoje (7/6) um dia que vai ficar marcado em sua história. Estudantes, professores e funcionários elegeram a primeira mulher para o cargo máximo da Instituição. A professora doutora Luciane Ceretta será a nova reitora. Mas a data também será marcada por outro fato importante. Com o professor doutorando Daniel Preve eleito como vice-reitor, a Universidade tem, pela primeira vez, um ex-presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) em um cargo na Reitoria. A Chapa 1 – “A Unesc que a gente quer”, foi eleita com 90,61% dos votos válidos. A eleição mobilizou 7.222 votantes. Do total de votos válidos, a Chapa 1 recebeu 6.544. Brancos e nulos somaram 678.

 

No campus, a votação foi concluída às 22 horas desta quarta-feira (em alguns locais encerrou antes, pois ocorreu em períodos em que haveria votantes em atividade no local). Ao todo, 38 urnas foram espalhadas em diversos pontos, no Iparque (Parque Científico e Tecnológico), nas dependências do Senai e no Hospital São José.

 

Luciane e Daniel ficarão à frente da Instituição pelos próximos quatro anos. A posse de Luciane e Daniel ocorre dia 30 de junho de 2017 e a nova gestão inicia as atividades em 3 de julho. Luciane assume a função desempenhada pelo professor doutor Gildo Volpato por dois mandatos consecutivos. Antes de Luciane, a Unesc teve como reitores os professores Gildo Volpato, Edson Rodrigues e Antônio Milioli Filho.

 

Compromisso com o diálogo

 

Segundo Luciane, a atuação da nova Reitoria será marcada pelo diálogo tanto com a comunidade interna quanto externa. Ela considera o resultado das urnas a aprovação da proposta apresentada pela Chapa 1. “Especialmente as mulheres se sentiram representadas por mim e os acadêmicos pelo Daniel, pela sua história no movimento estudantil. Vamos pautar nosso trabalho no diálogo e vamos escutar muito as pessoas. Nosso projeto de gestão é unir a sensibilidade com a força e a coragem”, afirmou.

 

Para Daniel, o resultado legitima o projeto da Chapa 1 e credencia a nova gestão a desenvolver o trabalho proposto, baseado na troca entre Reitoria e comunidade interna e externa. “Vamos fortalecer ainda mais esse vínculo, muito focados na missão da Unesc e em sua constituição, que é de Universidade Comunitária. A participação de estudantes, funcionários e professores na escolha da Reitoria é algo que diferencia a Unesc das demais instituições brasileiras. Isso faz com que todos participem das decisões”, ressalta.

 

Atuação na Unesc

 

A professora Luciane Ceretta está na Unesc desde abril de 2001. Graduada em Enfermagem, ela possui mestrado em Enfermagem e doutorado em Ciências da Saúde. Entre os trabalhos que realizou na Universidade, além de docente, ela foi coordenadora do curso de Enfermagem, diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) e atualmente é pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e atua como professora e pesquisadora do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Instituição.

 

O professor Daniel Preve fez seu curso de graduação em Direito na Unesc – no período foi presidente do DCE duas vezes – e iniciou as atividades profissionais na Instituição em julho de 2005. Especialista em Direito Civil e Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa, possui mestrado em Ciências Ambientais e faz doutorado em Direito. Além de docente, Preve já atuou na Unesc como coordenador da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), como chefe de gabinete da Reitoria e atualmente é diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), professor dos cursos de Direito e de pós-graduação e pesquisador do Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito e do Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada de Território.


TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE