Unesc Summit reúne estudantes e professores em evento sobre empreendedorismo

08 Abr, 2019 11:35:34 - Educação

Criciúma (SC)

Palestras, apresentação de cases, workshops e muita troca de experiências aguardam professores, estudantes e egressos da Universidade. Nos dias 12 e 13 de abril, ocorre o Unesc Summit, que debaterá com convidados especiais, temas como Economia Criativa, Mindfullness, Educação para a Não Violência e Empreendendo Sonhos. O evento está inserido no programa Jornada Empreendedora, é gratuito e tem vagas limitadas. Docentes, acadêmicos e egressos da Unesc interessados podem se inscrever no link https://www.even3.com.br/jornadaempreendedoraunesc/ 

Segundo o facilitador do Unesc Summit, professor da Unesc João Rieth, a intenção é oportunizar que professores e acadêmicos da Universidade e profissionais formados por ela das áreas da saúde, engenharias e tecnologias, ciências sociais aplicadas e humanidades e educação tenham contato com informações importantes no processo do despertar para empreender, independente da área de atuação. “Empreender é possível em qualquer profissão e o Unesc Summit quer mostrar isso e incentivar a cultura. O empreendedorismo e a inovação estão intimamente ligados. Não adianta ser inovador em um produto, processo ou serviço e não colocar isso em prática”, afirma Rieth.

O Unesc Summit compõe o Programa Jornada Empreendedora promovido pela Unesc e Sebrae em parceria com o Núcleo de Empreendedorismo da Instituição. A programação do evento inicia no dia 12 de abril, às 19h30, no Auditório Edson Rodrigues, com a palestra “Meetup – Economia Criativa”, com Jeison Cechella da Silva da Plant - Fazendas Urbanas e Artur Prass, do Restaurante Big Bamboo.

No dia 13, às 8h30, haverá a palestra “Mindfullness – A chave para o manejo das distrações”, com Fernanda Nath Garcia Neto. Às 10h15, Corinne Giely Eloi falará sobre “Educação pela Não Violência”. Das 13h30 às 17h30, os participantes poderão escolher entre o workshop “Empreendendo Sonhos”, com Solange Fonseca e Filipe Mescolotto e a oficina “MEI na Prática”, com Deise Borges.

Programa Jornada Empreendedora

Potencializar ações das instituições de Ensino Superior na área do empreendedorismo é o foco do Programa Jornada Empreendedora, uma iniciativa inédita do Sebrae Santa Catarina em nível nacional implantada na Unesc no segundo semestre de 2018 e que antes mesmo do início das aulas em 2019, já realiza ações na Instituição. Voltado para acadêmicos, professores, funcionários e egressos da Universidade, o Jornada Empreendedora pretende estimular, inspirar e capacitar os participantes para adquirirem visão e postura empreendedoras, aplicando isto dentro e fora da Unesc.

O programa tem duração de um ano e meio e encerra no segundo semestre de 2019. É composto por soluções, que geralmente são cursos de curta duração, que abrem vagas direcionadas para um público. Segundo a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti a parceria com o Sebrae também colabora no fortalecimento do vínculo da Instituição com empresas e entidades, dada a importância da trajetória do Sebrae com o setor produtivo. “Na Universidade potencializamos as soluções apresentadas pelo Sebrae para qualificar o que já desenvolvemos e criar um movimento para o empreendedorismo. O programa trabalha na formação de um ecossistema, empreendedor com envolvimento de todos os segmentos da Universidade”, afirma.

A ideia é que ao final do programa, as ações realizadas reverberem nos projetos pedagógicos dos cursos. “O empreendedorismo não se restringe a área de negócios. A ideia é criar esse ecossistema e o trabalhar conceitualmente em todas as áreas do conhecimento”. O Jornada Empreendedora sugere 29 ações a serem realizadas ao longo de 18 meses. Uma delas é trabalhar o tema nos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) – com foco em incentivar um trabalho para o desenvolvimento de um negócio ou atividade empreendedora no futuro.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança