• Unesc recebe visita do candidato a vice-governador João Paulo Kleinübing

Unesc recebe visita do candidato a vice-governador João Paulo Kleinübing

27 Set, 2018 16:27:53 - Educação

Criciúma (SC)

Encontro reuniu gestores, funcionários e estudantes 

A Unesc recebeu, na manhã desta quinta-feira (27/9), o candidato a vice-governador de Santa Catarina, pela chapa de Gelson Merísio, João Paulo Kleinübing. Ele está cumprindo agenda em Criciúma e aproveitou para conversar com a Reitoria da Universidade, gestores, funcionários, professores e representantes dos acadêmicos. Ao longo da conversa, o candidato falou sobre os objetivos de defesa das Universidades Comunitárias e recebeu da reitora, Luciane Ceretta, um documento com pautas consideradas prioritárias pela Instituição. A representante do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Suzel Ramos, também entregou uma pauta ao candidato.

Luciane falou sobre o trabalho da Unesc, sobre o papel das Universidades Comunitárias e a defesa destas instituições. “Elas são transformadoras no Estado. Não temos lucro, o que geramos reinvestimentos na região e é muito importante o apoio de quem estiver à frente do governo do Estado à rede de Universidades Comunitárias. Elas são formadoras de profissionais e pessoas diferenciadas para a sociedade”.

A reitora entregou um documento ao candidato, solicitando seu apoio e de correligionários à priorização das pautas como: apoio às Universidades Comunitárias, que não têm fins lucrativos e reinvestem todos os resultados nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. São universidades criadas e mantidas pela sociedade civil, que também colaboram para o desenvolvimento local e regional; Artigo 170 – uma conquista pleiteada pelas Universidades Comunitárias e que estão correndo o risco de perde-lo por meio da PEC/005.3/2017 na qual reduz significativamente o repasse dos recursos para as Instituições de Ensino Superior Comunitárias, com vistas a distribuir os valores para as faculdades particulares; retorno do FIES a sua proposta inicial; acompanhamento das discussões do Ensino a Distância no Brasil e a permanência e o retorno dos investimentos em ciência e tecnologia.

Já a representante do DCE entregou um documento solicitando atenção para a criação da moradia estudantil; criação da Creche Universitária; incentivo governamental para o Restaurante Universitário da Unesc; defesa do Artigo 170; respeito à diversidade; fortalecimento do Sistema Único de Saúde e compromisso e fortalecimento das Licenciaturas.

Segundo o candidato a vice-governador, Santa Catarina é um estado que se diferencia de todos os outros pela homogeneidade, pela valorização das diferenças regionais e que conseguiu crescer com qualidade. “Não imagino o desenvolvimento de Santa Catarina sem a atuação das Universidades Comunitárias. O Sistema Acafe identificou as potencialidades de cada região e foi essencial para o desenvolvimento”, afirma. Durante a conversa, Kleinübing também se posicionou favorável à continuidade dos recursos do Artigo 170 para as comunitárias.  

O encontro teve a participação do vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris e de demais gestores, professores e acadêmicos da Unesc.

A candidata a deputada estadual Lisiane Tuon acompanhou Kleinübing na visita à Unesc.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE