• Unesc recebe Simpósio Interdisciplinar de Dor Crônica da Região Carbonífera

Unesc recebe Simpósio Interdisciplinar de Dor Crônica da Região Carbonífera

09 Abr, 2019 21:06:08 - Educação

Criciúma (SC)

Pessoas que estudam e/ou trabalham com pacientes que apresentam quadros dolorosos estão reunidas na Unesc nesta terça-feira (9/4), no 1º Simpósio de Dor Crônica Interdisciplinar da Região Carbonífera. Temas como “Abordagem Psicossocial da Dor”; “Educação em Dor como Ferramenta no Manejo de Pacientes com Dor Crônica” e “Cuidados de Enfermagem na Dor Oncológica” estão sendo abordados por profissionais e estudiosos no assunto ao longo da programação, que encerrará à noite.

A abertura do simpósio contou com a presença da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; do presidente da comissão organizadora do evento, o professor da Unesc Willians Cassiano Longen; da coordenadora do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc), Cristiane Damiani Tomasi; da representante dos grupos de pesquisa em dor da Unesc, Flávia Rigo; do coordenador do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, Jacks Soratto; do representante da ACED (Associação Catarinense do Estudo da Dor), Jamir Sardá Junior e da presidente do CA (Centro Acadêmico) de Fisioterapia da Unesc, Kálita Silveira Nunes.

As palestras do evento foram realizadas presidente da ACED, Jamir Sardá, que é  psicólogo, mestre em Psicologia, doutor em Medicina e professor do curso de Psicologia da Univali e fez uma “Abordagem Psicossocial da Dor”. Já a fisioterapeuta, doutora em Enfermagem e professora do departamento de Fisioterapia da Udesc e membro do Nucron (Grupo de Pesquisa em Condições Crônicas), Micheline Henrique Araújo, falou sobre “Educação em Dor como Ferramenta no Manejo de Pacientes com Dor Crônica”.

A enfermeira, mestre em Biociências e Reabilitação e professora do curso de Enfermagem da Unesc, Paula Ioppi Zugno, abordou os “Cuidados de Enfermagem na Dor Oncológica”. A programação teve ainda a Miscelânea Interdisciplinar, uma atividade entre os profissionais e o público na qual foram apresentadas dúvidas, casos, reflexões e ponderações sobre cada assunto abordado. O evento encerrará com uma mesa-redonda com a participação do fisioterapeuta, mestre em Ergonomia, doutor em Ciências da Saúde e professor do PPGSCol da Unesc, Willians Cassiano Longen; da odontóloga, especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, Alexandra Cavaler; da acadêmica de Nutrição e bolsista do Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador) da Unesc, Daniele Botelho e dos palestrantes Jamir Sardá, Micheline Henrique Araújo e Paula Zugno.

Nesta quarta-feira (10/4), a Unesc será palco de outro evento na área da saúde. Trata-se do 7º Seminário de Fisioterapia Traumato-Ortopédica da Região Carbonífera, que ocorre no Auditório Ruy Hülse, a partir das 8 horas. O evento contará com uma programação com profissionais e professores de Fisioterapia e Ortopedia de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Tanto o simpósio quanto o seminário contam com o apoio de parceiros como a Unesc, o Nupac-ST, a Abrafito (Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica), a Afisiorec (Associação de Fisioterapeutas da Região Carbonífera), o PPGSCol, o curso de Fisioterapia da Unesc e a pós-Graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica da Universidade.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE