• Unesc recebe profissionais de toda Santa Catarina para pensar boas práticas pela saúde e segurança no trabalho

Unesc recebe profissionais de toda Santa Catarina para pensar boas práticas pela saúde e segurança no trabalho

04 Out, 2018 17:15:23 - Educação

Criciúma (SC) 

Evento é uma iniciativa do Programa Trabalho Seguro 

Profissionais de empresas e instituições de toda Santa Catarina se reuniram na Unesc para discutir segurança no trabalho e boas práticas pela saúde. A reunião anual das entidades parceiras do PTS (Programa Trabalho Seguro) foi realizada na tarde desta quinta-feira (4/10) e trouxe mais de cem profissionais de quase 70 empresas para debater as temáticas na Universidade.

O objetivo do Programa é promover anualmente encontros que fomentem conhecimentos sobre cuidados no ambiente de trabalho e atitudes empresariais conscientes pelo bem-estar do trabalhador. “É uma oportunidade para trocar boas ideias. A tarde temos momentos informais, com conversas e etapas de mesa redonda, muito importantes para elevar a qualidade do aprendizado. As ocorrências de acidentes trabalhistas são muito mais comuns do que se imagina. Por isso, queremos aproximar as empresas, para que deem as mãos e façam, juntos, a diferença”, explica um dos dois gestores regionais do Programa, juiz do Trabalho Ricardo Jahn.

Contribuição da Universidade

Nesta edição professores do mestrado em Direito da Unesc conversaram com os participantes, em breves palestras de até 30 minutos sobre temáticas como violência no ambiente do trabalho, desafios e soluções relacionados ao trabalho da mulher e do jovem aprendiz.

Para a reitora da Universidade, Luciane Ceretta, o evento é de grande valor e seus resultados impactam diretamente na comunidade. “É um assunto pertinente e que deve ser debatido. A Unesc tem, em uma das suas missões comunitárias, a busca por contribuir com a qualidade do desenvolvimento seguro da região. Estamos muito felizes em fazer parte deste importante momento. Um avanço social”, avalia Luciane.

Além dos docentes da Universidade, três empresas apresentaram suas boas práticas: a Cerâmica Eliane, de Criciúma; o Siticom (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário), de Joaçaba, e a Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina).

Também estiveram presentes o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, Thiago Fabris; o vice-reitor Instituiçao, Daniel Prevê; o coordenador do curso de Direito e procurador jurídico da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Junior; o presidente da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e prefeito de Siderópolis, Helio Roberto Cesa; empresários e advogados da região.

Números alarmantes

Santa Catarina é o quarto estado com mais acidentes e doenças do trabalho registrados no país, totalizando 38 mil ocorrências ao ano, sendo 118 delas fatais. Entre as atividades com maior número registros estão o trabalho nas fundições de ferro e aço, o atendimento hospitalar e o abate de suínos e aves. Os dados são do Anuário Estatístico da Previdência Social, elaborado pelo INSS, e não levam em conta ocorrências no serviço público e na economia informal.

O Programa Trabalho Seguro conta com 112 entidades parceiras em Santa Catarina, incluindo empresas privadas, instituições públicas e sindicatos de patrões e empregados. A inciativa é do TRT (Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região).

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança