• Unesc recebe o candidato a vice-governador Napoleão Bernardes

    Candidato reforçou o apoio às Universidades Comunitárias do Estado

Unesc recebe o candidato a vice-governador Napoleão Bernardes

26 Set, 2018 16:14:41 - Política

Criciúma (SC)

A Unesc recebeu, na manhã desta quarta-feira (26/9), o candidato a vice-governador de Santa Catarina, pela chapa de Mauro Mariani, Napoleão Bernardes, e o governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira. Eles estão em Criciúma cumprindo agenda, que incluiu um diálogo com a Reitoria da Universidade, gestores, funcionários, professores e a representação estudantil. Ao longo da conversa, o candidato falou sobre os objetivos de defesa das Universidades Comunitárias e recebeu da reitora, Luciane Ceretta um documento com pautas consideradas prioridades pela Instituição. A representante do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Suzel Ramos, também entregou uma pauta ao candidato.

Luciane falou sobre o trabalho da Unesc e o papel das instituições de ensino comunitárias e entregou o documento ao candidato, solicitando apoio dele e de correligionários à priorização das pautas como: apoio às Universidades Comunitárias, que não têm fins lucrativos e reinvestem todos os resultados nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. São universidades criadas e mantidas pela sociedade civil, que também colaboram para o desenvolvimento local e regional; Artigo 170 – uma conquista pleiteada pelas Universidades Comunitárias e que estão correndo o risco de perder, por meio da PEC/005.3/2017 que reduz significativamente o repasse dos recursos para as Instituições de Ensino Superior Comunitárias, com vistas a distribuir os valores para as faculdades particulares; retorno do FIES a sua proposta inicial; acompanhamento das discussões do Ensino a Distância no Brasil e a permanência e o retorno dos investimentos em ciência e tecnologia.

Já o DCE solicitou atenção para a criação da moradia estudantil; criação da Creche Universitária; incentivo governamental para o Restaurante Universitário da Unesc; defesa do Artigo 170; respeito à diversidade; fortalecimento do Sistema Único de Saúde e compromisso e fortalecimento das Licenciaturas.

Napoleão afirma que a Unesc é um referencial, tendo inteligência para fazer a diferença na região. “Quem vive na pele sabe o poder de transformação e o impacto de uma Universidade Comunitária”, afirma o candidato, formado por uma instituição comunitária. Ele reforçou ainda que a Universidade tem a expertise para colaborar também com a gestão pública em fiscalização, ações de extensão, elaboração de projetos e parcerias.

“Temos um compromisso com o Sul do Estado e por isso estamos aqui na Unesc. O compromisso do Eduardo é o nosso. Ele foi um governador para o Sul e o nosso compromisso será também com a região e trabalhar para o desenvolvimento dela”, afirmou Napoleão.

Moreira, que acompanhou o candidato em visita à região, reafirmou o seu apoio à Unesc como protagonista na elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional, e o papel da Universidade no Sul do Estado.

O encontro teve a participação do vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris e de demais gestores, professores e acadêmicos da Unesc.

Acompanharam Napoleão os candidatos a deputado estadual Ada de Lucca e Luiz Fernando Cardoso, o candidato a suplente do senador Paulo Bauer, Sandro Serafim, o secretário da Saúde de Santa Catarina, Acélio Casagrande e o secretário de Desenvolvimento Regional, João Fabris.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal