• Unesc recebe evento do programa Justiça Eleitoral Itinerante

    Desafios das eleições nesta quarta-feira

Unesc recebe evento do programa Justiça Eleitoral Itinerante

01 Ago, 2018 16:04:27 - Educação

Criciúma (SC)

No dia 7 de outubro, os brasileiros vão às urnas nas eleições 2018, onde escolherão presidente, governadores dos estados, dois terços do Senado Federal, deputados federais e deputados estaduais ou distritais. No total, 146 milhões de pessoas estão aptas a votar, sendo que destas, cerca de 5 milhões são de Santa Catarina. E para falar de assuntos como os desafios do pleito em 2018, fake news (notícias falsas) e a Campanha contra a Corrupção e pela Transparência, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) iniciou nesta quarta-feira (1º/8) as atividades do programa Justiça Eleitoral Itinerante, que vai passar por seis municípios catarinenses. O primeiro a receber foi Criciúma, e os debates reuniram professores, estudantes e a comunidade na Unesc.

O presidente do TRE, desembargador Ricardo Roesler ministrou a palestra de abertura sobre os “Desafio das Eleições 2018”. Em seguida, Roesler e a secretária de Controle Interno e Auditoria do Tribunal, Denise Schlickmann apresentaram a Campanha contra a Corrupção e pela Transparência, criada pelo TRE-SC e adotada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em todo o país. A sessão contou ainda com uma audiência pública com o juiz ouvidor Wilson Pereira Júnior.

“Estamos diante da maior eleição da história não só pelos números que se apresentam, mas também pelos desafios que estaremos enfrentando. Falo do fenômeno das fake news através das redes sociais, das novas regras do financiamento das campanhas eleitorais, da diminuição do tempo da propaganda eleitoral no rádio e na televisão”, afirma o presidente do TRE.

Segundo ele, cerca de 57% do eleitorado brasileiro vai votar com identificação biométrica e em Santa Catarina, 60,7%. No Estado, o processo eleitoral vai movimentar cerca de 70 mil pessoas, sendo que destas, 65 mil serão mesários.

Roesler comenta que o processo eleitoral já está ocorrendo, por meio das pré-campanhas, consideradas importantes para a democracia, uma vez que possibilitam ao eleitor uma visão das propostas e dos pré-candidatos.

Para o vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, receber o programa na Universidade contribui para o processo de conscientização da comunidade acadêmica sobre o pleito eleitoral e a participação em um momento tão importante para o país. “Agradecemos ao TRE pela iniciativa e colocamos a Unesc à disposição não apenas dessa, mas de todas as iniciativas que venham ao encontro do desenvolvimento da cidadania e fortalecimento das instituições democráticas do nosso país”

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, considera importante o evento que leva a Justiça Eleitoral para mais perto do cidadão, podendo esclarecer dúvidas e levar informações completas e verdadeiras sobre o pleito de 2018.

O evento teve ainda a participação do presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Júlio Cesar Colombo, juiz eleitoral da 10ª zona eleitoral, Jean Carlo Bremer Nunes,  Broemer, diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina, juiz Antônio Zoldan da Veiga, ouvidor do TER, juiz Wilson Pereira Júnior, promotor da 10ª zona eleitoral, Luiz Augusto Farias Nagel e o presidente da subseção da OAB Criciúma, Fábio Jeremias de Souza. 

O Justiça Eleitoral Itinerante também é uma realização da Ejesc (Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina) e vai percorrer Criciúma, Joinville, Concórdia, Chapecó, São Miguel do Oeste e Florianópolis.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE