• Unesc recebe Ciclo de Palestras sobre a história da música

Unesc recebe Ciclo de Palestras sobre a história da música

22 Out, 2019 13:13:08 - Geral

Criciúma (SC)

Um momento para discutir a música e todas as suas interlocuções. Assim será o Ciclo de Palestras: História da Música – da Grécia ao Século XXI. Promovido pela Sala Edi Balod da Unesc, o evento corresponde a quatro encontros em que serão abordados assuntos pertinentes as transformações musicais, desde o canto gregoriano até os tempos atuais. O primeiro encontro ocorrerá nesta quarta-feira (23/10) e as inscrições são gratuitas.

As palestras serão ministradas pelo doutor em música, Clairton Rosado. Além do primeiro encontro nesta quarta-feira, as demais atividades ocorrerão nos dias 30 de outubro, 6 e 13 de novembro. De acordo com Rosado, o evento busca realizar um sobrevoo sobre a história da música ocidental. “Vamos observar e estudar um panorama do repertório da música, como e onde ela nasceu, como ocorreu e a sua evolução ao decorrer dos anos”, explica.

Outro ponto abordado pelo doutor nos encontros será a relação da música com a história. “As transformações do mundo ocorreram e a musicalidade também acompanhou isto, como por exemplo as tecnologias desenvolvidas na Segunda Guerra Mundial, que impactaram na produção musical, pois os recursos colaboraram para esta evolução”, completa.

Inscrições e público alvo

O evento é gratuito e tem limite de vagas. As inscrições podem ser realizadas pelo formulário 
https://bit.ly/33POJYv. “A formação em música é carente na região, então queremos atender essa demanda e trabalhar na formação de público de cultura e arte da música”, coloca a coordenadora da Sala Edi Balod, Daniele Zacarão.

A comunidade em geral também é convidada a participar. “Quero passar o conhecimento pelo som, não me prendendo muito as questões técnicas da música. Quero mostrar que é possível desenvolver uma criticidade e perceber os vários personagens da música, além de observar o que já foi feito e que ainda pode ser realizado”, acrescenta Clairton.

O conteúdo das palestras pode ser acompanhado no link de inscrição. O palestrante também disponibilizou uma playlist com as músicas que serão abordadas no evento. https://spoti.fi/35Wt0QA

Clairton Rosado é doutor em Música e Composição pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), mestre em Artes e Música pela USP (Universidade de São Paulo), bacharel em Música e Composição também pela UFRGS.  Foi professor e tutor à distância da UnB (Universidade de Brasília), UAB (Universidade Aberta do Brasil), e parecerista do MinC (Ministério da Cultura). Atualmente é parecerista do FAC/DF (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal), para a área de Música, ópera e musicais.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança