• Unesc recebe 3º Encontro Estadual de Residentes em Saúde

    Evento reuniu profissionais para refletir sobre o cenário atual

Unesc recebe 3º Encontro Estadual de Residentes em Saúde

27 Ago, 2018 16:06:13 - Educação

Criciúma (SC)

A Unesc está sediando nesta segunda-feira (27/8) do 3º Encontro Estadual de Residentes em Saúde. O evento conta com apresentação cultural, grupos de trabalho “Residências nos cenários de desmontes do SUS” e “Diretrizes Pedagógicas” e espaço pata práticas integrativas. Após os debates, uma assembleia geral irá coletar as ideias e propostas dos grupos de trabalho para confeccionar uma carta de deliberação a ser encaminhada ao Fórum Nacional de Residentes.

A representante do Coletivo Catarinense de Residentes em Saúde, Denise Finger, contou a história da organização dos residentes, que surgiu em função das necessidades dos diferentes programas de Residência e dos problemas enfrentados pelos participantes deles. “O papel do coletivo além de organizar os residentes em relação aos programas é também o de organizá-los frente aos cenários atuais de saúde pública que queremos trabalhar e melhorar”, afirma Denise.

O coordenador do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, Jacks Soratto, deu as boas-vindas aos participantes do evento e falou sobre os desafios do programa nos âmbitos regional e nacional, especialmente sobre recursos para o repasse das bolsas do Ministério da Saúde aos participantes da especialização.

A mestranda em Saúde Coletiva da Unesc, Giovana Mondardo, agradeceu pela presença dos residentes e ressaltou a importância desta experiência para a Instituição. “A gente reconhece o momento crítico que o SUS está vivendo e é preciso que façamos uma reflexão sobre os nossos programas de Residência e sobre como eles podem ser mantidos, especialmente sobre as bolsas. Nos reunimos para que sejamos resistência nesse momento de cortes e que tenhamos em mente a importância que temos enquanto profissionais residentes de saúde. Façamos a defesa desse programa tão importante e comprometido com o Sistema Único de Saúde”.

Para o fisioterapeuta e residente do programa de Saúde da Família da Udesc, Filipe Boeira Schedler, o evento é uma oportunidade de agregar e ampliar o conhecimento compartilhando experiências. “É muito bom quando temos residentes de vários lugares. Quando a gente conhece a realidade do outro consegue repensar a nossa realidade, o que contribui para o nosso ambiente de atuação”.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal