• Unesc recebe 1º Seminário Estadual da Gestão do Trabalho e Educação Permanente

Unesc recebe 1º Seminário Estadual da Gestão do Trabalho e Educação Permanente

29 Nov, 2018 17:10:01 - Geral

Criciúma (SC)

A Unesc está recebendo nesta quinta e sexta-feira (29 e 30/11) gestores e técnicos da Política de Assistência Social Municipal e Estadual e conselheiros municipais de assistência social das regiões de Tubarão, Criciúma e Araranguá para o 1º Seminário Estadual da Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Suas (Sistema Único de Assistência Social) na região Sul. O evento tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre a importância da gestão do trabalho e da educação permanente e discutir assuntos relacionados à valorização do trabalhador e do trabalho que os profissionais desenvolvem no Suas.

Temas como “Gestão do trabalho e a interface com as proteções sociais e vigilância socioassistencial”, “Estruturas e desafios da gestão do trabalho no Suas”, “Princípios éticos do Suas”, “A interdisciplinaridade na Política de Assistência Social” e “A importância dos núcleos de educação permanente para qualificação de processos formativos” serão debatidos em mesas redondas e palestras.  

O evento foi teve a abertura na manhã desta quinta-feira, com a palestra sobre “Cenário para o Suas em 2019”, ministrada pela mestra em Serviço Social, diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e assistente social da prefeitura do Rio de Janeiro, Margareth Alves Dallaruvera.

Debates vão mobilizar todo o Estado

A gerente da Gestão do Trabalho do Suas e coordenadora executiva do Núcleo Estadual de Educação Permanente do Suas de Santa Catarina, Jadna Mendes, afirma que o seminário é o resultado de um trabalho coletivo. “Ele vai ocorrer em outros municípios, mas escolhemos Criciúma para realizar o primeiro. Chapecó, Rio do Sul e Palhoça também vão receber o evento. A gestão do trabalho é um tema novo e espero que aproveitemos ao máximo esses dois dias para ampliarmos o conhecimento no assunto”, comentou.

O presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Roque Heitor Gonçalves ponderou que no Brasil ocorre um desmonte da assistência social e por isso a importância de iniciativas como a do seminário. “Cada um que está aqui viemos somente com o objetivo de mostrar direitos e trabalhar para que tenhamos uma política social dentro do contexto onde possamos capacitar os municípios para terem um conhecimento mais profundo e aperfeiçoar o trabalho realizado”.  

Já a coordenadora executiva do Fórum dos Trabalhadores do Suas de Santa Catarina, Vânia Maria Machado, afirmou que fórum é um local importante de participação dos trabalhadores e é interessante que os municípios formatem esses espaços. “Nós precisamos da gestão do trabalho no Suas, porque a articulação dos trabalhadores se dá principalmente pela gestão”.  

Conforme a secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Romanna Remor, os trabalhadores da assistência social possuem muitos desafios, encarados com coragem por estes profissionais. “Eles se desdobram de uma forma inacreditável e fazem por amor. Não falta comprometimento desta equipe”

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, agradeceu pela escolha da Instituição como sede do primeiro seminário estadual e afirmou que a Universidade está à disposição de todos os movimentos sociais, de trabalhadores e em prol da assistência social. “A temática que vocês trabalham exige muitas vezes luta e resistência, que exige fortalecimento de movimentos sociais e de trabalhadores para que se possa cada vez mais incluir e trabalhar cada vez mais a autonomia e a cidadania. É um trabalho que não é fácil, mas que precisamos fazer”.

A representante da Secretaria de Assistência Social de Criciúma, Janaína Villain, agradeceu pela escolha do município para o início dos debates e afirmou que o desejo é que os trabalhadores saiam fortalecidos do seminário. 

O evento contou com apresentações artísticas do Coral Unesc e do CRAS Tereza Cristina. 

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO


 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE