• Unesc realiza primeiro Simpósio do Cuidado da Pessoa com Câncer

Unesc realiza primeiro Simpósio do Cuidado da Pessoa com Câncer

02 Out, 2019 09:23:26 - Geral

Criciúma (SC)

Estiveram reunidos no Auditório Ruy Hülse, na noite desta terça-feira (1/10), acadêmicos e professores dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, e Psicologia para o Simpósio Multidisciplinar do Cuidado da Pessoa com Câncer. O evento contou com a presença de profissionais da área para abordar diferentes aspectos do diagnóstico e tratamento dos principais tipos de câncer que acometem as mulheres, em especial o câncer de mama.

Participaram da abertura oficial do simpósio a professora e representante da comissão organizadora das ações alusivas à campanha Outubro Rosa da Unesc, Franciele de Freitas Gava, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, a vice-presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Suzel Ramos e o representante do Centro Acadêmico do curso de Enfermagem, Alessandro Possoli.

A oportunidade reunir os cursos da área da saúde em prol de uma ação como essa, para Franciele, representa uma grande conquista para a Universidade. “Por isso essa é uma noite muito alegre para nós. Quando a gente consegue ver aqui acadêmicos de diferentes cursos para conversar sobre esses assuntos, aprender, integrar, é algo muito positivo”, salientou.

Ao relatar um caso vivido em sua própria família, a diretora Fernanda chamou a atenção dos acadêmicos presentes para a importância da prevenção, do cuidado e do incentivo para que as pessoas em seus entornos também tenham essa atenção especial com a saúde, destacando a importância de eventos que levantem novas informações sobre o tema. “Nós não podemos fechar nossos olhos para esse assunto. Viver um caso de perto mudou a minha vida e da minha família completamente. Isso abriu nossos olhos e agora faço questão de alertar sobre isso, sobre o diagnóstico tardio, sobre olharmos de forma mais ampliada uns para os outros e cuidarmos de quem está ao nosso redor, familiares, amigos e pacientes que logo estarão com vocês”, destacou.

Participaram da noite de apresentações de dados e discussões no Simpósio, a enfermeira Barbara de Freitas; o fisioterapeuta especialista em cancerologia, Germano Duarte Porto; e o médico mastologista Gustavo Coral Silveira, mediados pela professora Cecília Marly Spiazzi dos Santos.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE