• Unesc realiza evento em alusão do Dia Mundial da Doença de Alzheimer

Unesc realiza evento em alusão do Dia Mundial da Doença de Alzheimer

18 Set, 2018 15:09:29 - Saúde

Criciúma (SC) 

Setembro Roxo: Palestra aberta ao público vai abordar envelhecimento e saúde 

A cada três segundos uma pessoa desenvolve demência no mundo e estima-se que em 2018 sejam aproximadamente 10 milhões de novos casos. Os dados são divulgados pela Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer) e chamam a atenção para o cuidado com a saúde e com o envelhecimento. Segundo a Abraz, demência é um nome coletivo para as síndromes cerebrais degenerativas progressivas que afetam a memória, pensamento, comportamento e emoção, sendo que a Doença de Alzheimer e a demência vascular são responsáveis por mais de 90% dos casos de demência. Em setembro, ações no mundo todo são realizadas sobre o assunto e a Unesc também vai abordar o tema. Nesta quinta-feira (20/9), a Instituição realiza a palestra “Envelhecimento e a Saúde da Pessoa com Doença de Alzheimer", às 8h20, no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P.

O evento, gratuito e aberto ao público em geral, terá a fisioterapeuta Juliana Mondardo abordando o tema. Além disso, os presentes poderão conhecer melhor o grupo Bem Viver com Alzheimer da Unesc e dialogar com um profissional de Psicologia sobre o atendimento da pessoa com a doença e seus familiares.

Alusiva ao Dia Mundial da Doença de Alzheimer, lembrado em 21 de setembro a atividade está vinculada à campanha internacional do Setembro Roxo, Mês Mundial da Doença de Alzheimer, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a demência e enfrentar o estigma ainda associado a essa condição.

Bem Viver

Além do encontro, a Unesc realiza ao longo do ano diversas iniciativas. O projeto Bem Viver com Alzheimer existe há mais de dez anos e tem como objetivo promover assistência à pessoa com Doença de Alzheimer e seus cuidadores, por meio de palestras informativas que ocorrem no último sábado de cada mês, às 9 horas, na sala 5 do Bloco XXI A – em setembro a palestra ocorre no dia 29 e abordará a Auriculoterapia.

“O projeto atua apoiando a pessoa com a Doença de Alzheimer e seus cuidadores, informando seus familiares e cuidadores sobre a doença e como lidar com as mudanças cognitivas que ocorrerão na pessoa com Alzheimer”, afirma a coordenadora do Bem Viver, Évelin Vicente. O projeto é vinculado ao curso de Fisioterapia da Unesc.

Atividades físicas

Outra iniciativa da Universidade para melhorar a qualidade de vida de pacientes com a Doença de Alzheimer é o projeto de exercícios físicos. De responsabilidade do GEPPS (Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção da Saúde), vinculada ao Mestrado em Saúde Coletiva e ao curso de Educação Física Bacharelado da Universidade, a atividade gratuita será desenvolvida em uma turma de 20 participantes que tenham diagnóstico médico de Alzheimer.

As inscrições para o projeto estão abertas até que todas as vagas sejam preenchidas. Cuidadores ou pessoas portadoras de Alzheimer interessadas em participar poderão entrar em contato com o Grupo de Estudos pelos telefones (48) 3431-2572 ou 98806-1798 das 13h30 às 17h.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO

 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE