• Unesc promove conversas sobre filosofia e suas influências na sociedade

Unesc promove conversas sobre filosofia e suas influências na sociedade

20 Nov, 2018 17:14:45 - Educação

São Leopoldo (RS)

A Unesc está promovendo nesta terça e quarta-feira (20 a 21/11) espaços de discussão sobre a filosofia e suas influências na sociedade. O 4º Seminário de Filosofia e Sociedade reúne professores, pesquisadores, estudantes e profissionais para debater a temática “Governo e Governança, Direitos Humanos e Biopolítica”.

As primeiras atividades ocorreram na tarde desta terça-feira, com apresentação de comunicações orais. A enfermeira da prefeitura de Criciúma Gabriela Valerim, conta que diariamente tem contato com pessoas em vulnerabilidade social e viu no evento a oportunidade para agregar conhecimento. “A temática me chamou atenção. Percebi a possibilidade de trocar informações valiosas para minha profissão e para causas que me identifico, como movimentos de igualdade social e valorização da mulher”, afirma Gabriela.

Segundo o membro da comissão organizadora do Seminário, Jéferson Luís de Azeredo, interesses como o de Gabriela reforçam a importância de se falar sobre o tema. “O assunto trará reflexões sobre a filosofia política e sua relação com direitos humanos e o poder. Vamos fazer uma análise do conceito, daquilo que a política é na sua essência e não da política por partidos ou as ideologias. É um tema muito atual e que culmina com a realidade que estamos vivendo”, destaca Azeredo.

Ao todo, o seminário vai promover 15 atividades entre os assuntos “Linguagem e Formação Cultural”, “Hermenêutica e Hermenêutica Jurídica”, “Filosofia, Ética e Estética”, “Filosofia Política, Democracia e Direitos Humanos”, “Ontologia, Liberdade e Existência” e “Homem, Natureza e Cultura”.

A conferência de encerramento, que discutirá a temática geral do seminário, ocorre na quarta-feira, a partir das 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues, sala 19 do Bloco P. A conversa terá a participação do professor doutor Castor Bartolomé Ruiz, da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) de São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

A expectativa é que mais de 400 pessoas passem pelos espaços do evento.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO 


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança