• Unesc promove aula inaugural com Luiz Marques

    Marques também participará de uma roda de conversa com pesquisadores

Unesc promove aula inaugural com Luiz Marques

13 Mar, 2019 15:45:50 - Educação

Criciúma (SC)

A Unesc vai receber nesta quinta-feira (14/3) o vencedor do prêmio Jabuti 2016, Luiz Marques, para uma aula inaugural e conversas com pesquisadores. Com a temática “Capitalismo e Colapso Ambiental”, o professor do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), abordará o assunto do livro que lhe rendeu a premiação Jabuti na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática. A troca de conhecimentos, gratuita e aberta ao público, ocorre a partir das 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues, Sala 19 do Bloco P da Universidade.

Segundo Marques, seu estudo aborda o capitalismo como expansivo e destruidor. O professor afirma que o modelo econômico está levando o planeta a um quadro de devastação ambiental. “Reverter essa tendência requer, em meu entender, a desmontagem da máquina acumulativa e expansiva do capitalismo. Para o modelo, ser é crescer e quanto mais dificuldade ele encontra para se expandir, mais ambientalmente destrutivo ele se torna”, explica Marques.

O palestrante também ressalta que o capitalismo está extinguindo ou ameaçando um número crescente de espécies, incluindo o ser humano. Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos da Universidade da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes, a vinda do especialista agrega a importantes conversas fomentadas em grupos de pesquisas da Unesc “Marques tem estudos fundamentais na área do meio ambiente e sua vinda assume um grande papel dentro do contexto ambiental atual do Brasil, frente às tragédias recentes”, frisou.

Carlyle destaca também a atuação internacional do professor, que tem participações em eventos mundiais realizados na América e Europa. A obra, que deu origem a palestra “Capitalismo e Colapso Ambiental” pode ser encontrada na Livraria Unesc.

O evento é uma realização do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), do PPGCA (Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e da Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos da Universidade.

Rodas de conversa

Na sexta-feira (15/3), Marques participará de uma roda de conversa sobre políticas públicas e demandas ambientais. Com a temática “O cenário brasileiro atual e as ciências ambientais”, pesquisadores do Sul de Santa Catarina se reunirão no Auditório Edson Rodrigues, Sala 19 do Bloco P da Unesc, a partir das 9 horas.

O evento da manhã também contará com a participação do coordenador adjunto de Ciências Ambientais da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Jairo Schmitt.

Já durante a tarde, ocorre outra roda de conversa, com o tema “Perspectiva da Pós-Graduação na Conjuntura do Brasil atual”. O encontro inicia às 14h30, também no Auditório Edson Rodrigues.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal