• Unesc Profissões traz um universo de possibilidades aos visitantes

Unesc Profissões traz um universo de possibilidades aos visitantes

08 Nov, 2018 14:32:53 - Educação

Criciúma (SC)

Em sua primeira visita a uma feira das profissões, o estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Luiz Henrique Ferreira, 17 anos, ficou animado com o que viu na Unesc. Com a sua turma da Escola de Educação Básica de Araranguá, ele conheceu a Instituição e as oportunidades que ela oferece em ensino, pesquisa e extensão. “Estou em dúvida entre Direito e Administração e foi bom ter vindo saber mais sobre os cursos. É um conhecimento que vai agregar e ajudar na minha decisão”, afirma.

Assim como Ferreira, mais de quatro mil alunos de escolas da Amurel, Amrec e Amesc inscritos visitarão a Universidade nesta quarta e quinta-feira (7 e 8/11) durante a Unesc Profissões e conhecer melhor a estrutura e os cursos que a Instituição oferece, as possibilidades de ingresso, bolsas de estudos, financiamentos e de intercâmbio, além de participarem do POP (Programa de Orientação Profissional) e de desafios como Game of Blocks, The Walking Health, Em Busca do Conhecimento Perdido, Enigma das Profissões e Criatividade no Design.

Quem passar pelo evento poderá participar das rodas de conversa sobre mercado de trabalho, carreira e sobre os diferenciais dos cursos da Unesc, além de acompanhar as atividades culturais e ainda fazer um tour pelo campus, como a aluna do segundo ano do Ensino Médio da Escola Professor Padre Da Ré, Amanda Souza, de Criciúma. Pela primeira vez participando do evento, ela focou as atividades na área da saúde, onde tem o maior interesse. “Minha irmã é aluna do curso de História da Unesc e penso em fazer Psicologia aqui também”, conta.

O estudante do terceiro ano da Escola Municipal de Urussanga Caetano Bez Batti, Henrique Dassoler, participou de uma das conversas no POP e destacou o carinho recebido nos atendimentos. “Chegamos com muitas dúvidas. Em pouco tempo teremos que tomar importantes decisões, então poder sentar e conversar sobre o assunto é um momento valioso. Durante o diálogo, por muitas vezes, tive a impressão de que os atendentes me conheciam há muito tempo, me senti confortável e pude aproveitar bem o momento”, afirma.

Na tarde desta quarta-feira 40 alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Madre Teresa Michel, de Criciúma, também estiveram na Universidade e puderam conferir um pouco do universo dos acadêmicos. De acordo com a coordenadora da escola, Andréia Mastella, o evento é uma grande oportunidade de os alunos conhecerem mais sobre os cursos e suas futuras profissões. “É um primeiro contato e uma grande oportunidade, pois eles têm a possibilidade de ver o que gostariam de seguir nas suas carreiras e o que eles podem futuramente exercer na profissão escolhida, além de conhecer o campus e tirar dúvidas com os professores e acadêmicos”, explica. Segundo Andréia, outro ponto que destaca é o grande porte que a Universidade apresenta. “A Unesc está próxima da casa deles, com variados cursos bem gabaritados e com ótimos conceitos. Uma grande oportunidade”, acrescenta.

Conforme a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toretti, A Unesc Profissões abre as portas da Universidade para dois dias intensos de conhecimento, atividades e diálogo com estudantes de toda a região. “Colocamos a Unesc como um ponto de apoio para estes alunos e mostramos a eles tudo o que podem fazer aqui. É uma troca de experiências e informações entre quem visita e quem recepciona com o objetivo maior do conhecimento”.

Uma Viagem

O Unesc Profissões traz como tema “Uma Viagem”, em que o destino será a profissão no futuro. Ao visitarem o campus, os estudantes terão toda uma estrutura montada representando o salão de embarque de um aeroporto.

E para a viagem ocorrer, o evento conta com o apoio de professores e acadêmicos da Instituição, que realizam os atendimentos e tiram dúvidas sobre os mais de 40 cursos de graduação oferecidos. No espaço do curso de Matemática, a aluna da sexta fase, Tainara Silveira da Rosa recebe os visitantes e propõe interações analógicas e digitais tendo a Matemática como pano de fundo. “É a primeira vez que tenho experiência em trabalhar em uma feira das profissões e estou gostando bastante. Estamos recebendo um número bem interessante de pessoas interessadas no curso”, comenta.

Já no espaço do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos, os professores Haron Fabre e João Rieth conversavam com os estudantes que queriam saber mais sobre a graduação. “Trouxemos para exposição produtos feitos pelos nossos acadêmicos para disciplinas do curso e para concursos e parcerias com empresas. A Unesc Profissões é uma oportunidade de mostrarmos o curso para um grande público regional”.

Desafios: visitantes participam de atividades 

Entre os grandes atrativos da Unesc Profissões estão as ações chamadas de Desafios. Divididos por áreas de conhecimento, os desafios mostram aos participantes um pouco de cada profissão através de explicações e dinâmicas práticas das áreas de atuação. Durante todo o dia, no período manhã, tarde e noite, estão ocorrendo os desafios Game of Blocks, Criatividade no Design, The Walking Health, Em Busca do Conhecimento Perdido e Enigma das Profissões.

Mariana Mendes tem 16 anos e ainda não sabe o que vai escolher para a graduação. Para conhecer melhor a área da saúde, a estudante do segundo ano Ensino Médio do Colégio Marista optou pelo desafio The Walking Health. O desafio envolve os cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Farmácia, Biomedicina e Nutrição e conta com a apresentação de toda a estrutura das Clínicas Integradas. Dentro das atividades, uma simulação de atendimento multiprofissional foi realizada no local e, para isso, contou com a participação de Mariana e de mais sete visitantes.

“É algo diferente, pois nós podemos perceber como é realmente feito e como é a profissão. Na escola nós aprendemos sobre como é cada profissão, mas esse contato é diferente, pois você está no local vendo o que aconteceu. Você consegue ampliar a sua mente”, explica.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE