• Unesc Profissões é encerrada com bagagens cheias de conhecimento

Unesc Profissões é encerrada com bagagens cheias de conhecimento

09 Nov, 2018 15:04:22 - Educação

Criciúma (SC)

A intensa viagem que reuniu mais de quatro mil estudantes ao longo desta quarta-feira e quinta-feira (7 e 8/11) na Unesc Profissões foi encerrada com muita bagagem de conhecimento para os participantes. Conhecendo de perto as opções de cursos e estrutura do campus, trocando experiências e encontrando as áreas de conhecimento que mais condizem com seus perfis, os alunos participantes não economizaram os sorrisos e o brilho nos olhos pelos momentos vividos dentro da Universidade. Com tantos retornos positivos, o clima na Universidade é de realização por mais uma vez ter proporcionado o acolhimento de estudantes prestes a decidirem seus futuros.

A avaliação da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é de um evento acima das expectativas da gestão. “A Unesc Profissões foi além do que esperávamos não só em número de participantes, mas também em empenho de todas as equipes para que fosse um momento único e especial para todos os visitantes. Nossos alunos e professores se esforçaram muito para que cada experiência fosse, de fato, decisiva na vida desses estudantes que buscam construir a grande viagem de um futuro profissional”, salientou.

As informações recebidas dento do campus nesses dias, conforme o membro da comissão organizadora, Ricardo Michels, foram cruciais para muitos dos participantes. “Muitos alunos já tinham em mente o curso que gostariam de fazer e muitos outros chegaram ainda sem saber que área seguiriam, com qual curso eles se identificavam. Para todos eles a feira fez a diferença, pois aqueles que já sabem o caminho que querem seguir conheceram melhor o curso e os que ainda estavam indecisos tiveram atendimento do Programa de Orientação Profissional, o que propiciou também uma ajuda, além do show room de cada curso também disponível para esclarecimentos”, destacou Ricardo.

Aproveitando a oportunidade

Quando a pessoa gosta de algo, costuma repetir a dose. E foi o que fez o aluno do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Rubens de Arruda Ramos, de Criciúma, Daniel Ferrari. Na manhã desta quinta-feira, ele carimbou pela segunda vez o passaporte para a Unesc Profissões,  participou de novos desafios e conheceu melhor os cursos da Instituição. “Faço curso Técnico em Edificação no Cedup e ontem vim por ele. Hoje estou com a minha turma do terceirão e vou aproveitar para conhecer melhor alguns espaços e focar mais em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, que são minhas opções de curso”, conta.

Também da turma que vai trabalhar com pranchetas, a estudante do segundo ano do Ensino Médio da Escola Samuel Sandrini, de Orleans, Thiury De Quadra, passou um bom tempo no espaço de Design em Moda – graduação oferecida pela Unesc em parceria com o Senai – conversando com alunos e professores do curso. “Desde pequena eu gosto de moda e penso em trabalhar com ela. Foi bom poder tirar dúvidas e entender melhor o curso”, afirma. E se não for para o caminho da moda Thiury pensa em estudar Medicina para atuar na área da estética.

Desafios interativos

Além de conhecer os cursos e a estrutura da Universidade, ter informações sobre o mercado de trabalho, ingresso na Unesc e possibilidades de bolsas e financiamentos e participar do POP (Programa de Orientação Profissional), os visitantes participaram de atividades na prática. Os chamados “Desafios” foram divididos em Game of Blocks, Criatividade no Design, The Walking Health, Em Busca do Conhecimento Perdido e Enigma das Profissões, sendo separados por área de conhecimento.

Acadêmicos fazem o convite

“Bem-vindos a Unesc”. Quem visitou o evento foi acolhido por quem recentemente esteve no Ensino Médio e sabe a importância do momento de escolha. Eles são estudantes como a Bruna Salvan, acadêmica da 9ª fase de Farmácia, que com um sorriso no rosto não escondeu a satisfação de poder contribuir na Unesc Profissões. “É gratificante fazer parte deste momento. Aqui muitos encontrarão a área do conhecimento que se identificam e iniciarão sua trajetória”, contou a acadêmica.

Como Bruna, mais de 350 estudantes de graduação da Universidade participaram da recepção, tirando dúvidas e contando aos visitantes um pouco sobre a vida acadêmica. “É uma experiência diferente e muito prazerosa. Tentamos passar um pouco da paixão que temos pela Universidade e pela graduação, despertamos a curiosidade deles e, ao mesmo tempo, relembramos o porquê escolhemos estar aqui”, destaca o acadêmico da 6ª fase de Engenharia Química, Igor Studzinski.

Professores recebem tratamento especial

Além de oferecer dezenas de atrações para os estudantes, a Unesc Profissões contou ainda com atendimento especial aos professores que acompanharam suas turmas na visita à Unesc. Nos dois dias de evento professores de toda a região aproveitaram o espaço pensado exclusivamente para eles e receberam atendimento de auriculoterapia, limpeza de pele, maquiagem e até orientações sobre cursos de Pós-graduação ofertados na Universidade. Aqueles que passaram pelo espaço e preencheram seus cadastros e garantiram ainda a gratuidade para cursar uma disciplina isolada em um dos cursos da Unesc, além de concorrem a bolsas para Pós-graduação.

Professora de Biologia e Química no CEDUP (Centro de Educação Profissional) Abílio Paulo, Elaine Pereira acompanhou alunos na Unesc Profissões nesta quinta-feira e fez questão de aproveitar a oportunidade oferecida, escolhendo a opção de realizar uma sessão de auriculoterapia. Para ela, o carinho recebido foi muito especial. “Já conhecia a feira, trouxe alguns estudantes hoje e tive essa oportunidade bacana de atendimento. Nunca tinha experimentado esse tipo de terapia e gostei bastante de poder ter o contato com algo diferente”, comentou.

A responsável por aplicar a terapia nos visitantes foi a aluna Jéssica Lenhani, da 9ª fase do curso de Fisioterapia. A acadêmica foi capacitada em uma das disciplinas do curso e se sentiu feliz em poder oferecer o atendimento aos professores, profissionais que desempenham papel tão importante na vida dos alunos. “Foi uma experiência única”, resumiu.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança