• Unesc participa de mobilização solidária em favor dos quilombolas e indígenas

Unesc participa de mobilização solidária em favor dos quilombolas e indígenas

21 Mai, 2020 17:18:13 - Geral

Criciúma (SC)

O espírito comunitário e o engajamento em prol das causas comunitárias fazem parte do DNA da Unesc e de todos que fazem parte da comunidade acadêmica. Mais uma prova disso aconteceu nesta semana, sob comando do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Minorias (Neab) da Unesc em parceria com a ONG de Mulheres Negras Professora Maura Martins Vicência (Mumnvi). Reunindo esforços dos dois grupos, com apoio ainda da Cruz Vermelha e de moradores do Condomínio Mântova, além do engajamento de professores e comunidade em geral, ao longo dos meses de abril e maio foi possível realizar uma campanha de arrecadação de alimentos para dois destinos: a comunidade Quilombola de São Roque, de Praia Grande, e a aldeia indígena Guarani, de Torres. Os 1.780 quilos de mantimentos arrecadados foram entregues pessoalmente aos grupos nesta quarta-feira (20/5).

As duas comunidades, conforme a coordenadora do Núcleo, Normélia Ondina Lalau de Farias, são alvo de constante preocupação do grupo e contam com acompanhamento e participação em campanhas promovidas pela Universidade e pelo Neab há anos. “As campanhas em prol da aldeia e da comunidade quilombola integram nossos calendários ao longo de todos os anos a partir da nossa preocupação enquanto Núcleo e Universidade independentemente de datas comemorativas ou eventos pontuais. Neste momento de pandemia, em que a situação de ambos os grupos é ainda mais preocupante, a proposta de parceria com a Mumnvi foi ótima e nos possibilitou seguir com o apoio a esses dois segmentos étnicos da nossa região, que são tão próximos e muitas pessoas ainda desconhecem”, avalia.

A entrega dos mantimentos foi recebida com alegria pelo presidente da Associação Quilombola, Eliseu Santos Pereira, e pelo cacique Mário Lopes, representando a todas as famílias beneficiadas, que foram presentadas ainda com máscaras de proteção para o rosto como forma de colaborar também no enfrentamento à Covid-19.

Integrante do Neab e da Mumnvi e coordenadora da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, Janaína Damásio Vitório esteve pessoalmente nas comunidades para a entrega das doações. Conforme ela, é uma satisfação ver o resultado da junção de grupos tão distintos que se uniram em prol desta causa. “Esse auxílio a comunidades tão importantes e que estão fora do entorno da Unesc mostra a força cada vez maior da Universidade em sua missão como instituição comunitária”, acrescenta.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança