• Unesc participa de agendas em Brasília

Unesc participa de agendas em Brasília

11 Abr, 2019 10:43:20 - Educação

Brasília (DF)

A Unesc esteve representada nesta quarta-feira (10/04) em Brasília em encontro dos reitores do Sistema Acafe para tratar sobre o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) com o diretor de Gestão de Fundos Benefícios, Luiz Blumm, e com o coordenador geral de Suporte Operacional e Financiamento Estudantil, Flávio Carlos Pereira. A representante da Universidade no encontro foi a Chefe de Gabinete Gisele Coelho Lopes.

O apelo inicial levado pela Acafe, de acordo com Gisele, foi a possibilidade de criação de um Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) especial para as universidades comunitárias. Ao longo da conversa, no entanto, Blumm reiterou a parceria do FNDE para o apoio às Comunitárias, tendo em vista que todas as vezes que surge um novo Projeto de Lei, este é encaminhado para que o FNDE analise e emita seu parecer.

Entre os resultados do encontro esteve a discussão sobre a criação de um grupo de trabalho que envolva parlamentares, Abruc (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias) e Comung (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas). O grupo serviria para discussão de possibilidades de inclusão das Comunitárias em um processo de sensibilização e criação de um projeto para a instalação de um financiamento estudantil especial para as Comunitárias.

Para a Chefe de Gabinete, a avaliação do encontro significa mais um passo dado em prol das universidades comunitárias. “Pudemos apresentar números e mostrar a realidade dentro das nossas instituições, o que embasa a necessidade de que o governo dê um olhar especial para a categoria. Todo o apoio conquistado, todo o diálogo feito e os contatos trocados valem a pena nesse trabalho de garantir a força das universidades”, comentou.

Encontro na Capes

Os representantes das universidades da Acafe foram recebidos ainda ao longo da tarde pelo presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Anderson Ribeiro Correia. O encontro também foi considerado extremamente positivo para a Instituição, já que o presidente da Capes destacou a posição de destaque da Unesc, que tem Programa Stricto Sensu conceito 6. “Ao me apresentar como representante da Unesc, a equipe de Anderson fez questão de destacar que a Universidade é a única que tem todos os programas da Capes, o que nos deixou bastante orgulhosos”, destacou Gisele.

Questionado pelas lideranças, Anderson afirmou que em sua gestão tem o objetivo de priorizar a pós-graduação destinada para o Brasil e para o desenvolvimento das regiões onde os programas stricto sensu estão atuando. “O sistema Acafe se destaca em qualidade e é referência na educação de longo prazo, sendo um grupo gigantesco que representa um conjunto cinco vezes maior que a própria UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Suas instituições e a história de cada uma delas são de extrema relevância para o país, pois pensam em uma educação voltada para a formação de um cidadão integral”, salientou o presidente.

O grupo tratou ainda sobre a necessidade de ampliar o número de profissionais doutores no Brasil, já que o total atual é considerado muito baixo, e sobre o investimento em Centros de Inovação em Santa Catarina.

Ao fim do dia a comitiva catarinense participou ainda do Fórum Parlamentar de Santa Catarina, que tem o propósito de discutir as demandas dos municípios do Estado. Na oportunidade, o presidente da Acafe, reitor da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski, destacou a necessidade do reconhecimento dos parlamentares e dos municípios em relação as instituições comunitárias do Sistema. Ele fez menção sobre a importância da revisão do Fies, ferramenta fundamental para a permanência dos estudantes na Universidade, e frisou a urgência de um programa específico para o Sistema Acafe com a intenção de valorizar a função das comunitárias para o desenvolvimento do estado de Santa Catarina.

A quinta-feira (11/04) também será de compromissos na Capital Federal.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE