• Unesc participa de ações comunitárias em Içara e Sombrio

    Professores e alunos da área da saúde realizaram atendimentos e levaram informações à população 

Unesc participa de ações comunitárias em Içara e Sombrio

11 Mar, 2019 10:57:09 - Educação

Içara/Sombrio (SC)

Todo dia é oportuno para cuidar da saúde. E neste sábado (9/3), a Unesc deu um estímulo para moradores e visitantes dos municípios de Içara e Sombrio cuidarem dela. Professores e alunos dos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Biomedicina, Nutrição e Odontologia estiveram pela manhã na Praça da Igreja São Donato, em Içara, participando de uma ação organizada pela RFCC (Rede Feminina de Combate ao Câncer) e à tarde, na Arena Multiuso de Sombrio, em ação realizada pela Associação Assistencial de Educação Sombrio Vida.

Pela manhã, Jeandro Müller, a esposa Bibiane Batista Da Silva e os filhos, Erick Jeandro e Thainá Vitória, de Balneário Rincão, estiveram em Içara e passaram pela tenda da Unesc, onde fizeram tipagem sanguínea, terapia manual e receberam orientações sobre saúde bucal. “É a primeira vez que participamos de alguma atividade da Unesc na comunidade e gostamos bastante do acolhimento. É um tempinho que acabamos tirando para olhar pela nossa saúde”, comenta.

A estudante da oitava fase do curso de Biomedicina da Unesc Júlia Colonetti foi um dos acadêmicos que atendeu a família Da Silva Müller. Em sua primeira vez em uma ação externa da Unesc ela conta que teve uma experiência positiva. “É um contato mais próximo com a comunidade e uma oportunidade de colocar em prática o que aprendi no curso e trocar experiências com outros colegas e com as pessoas que atendemos”.

A presidente da RFCC de Içara, Andréa Cristina Soares, explica que a ação na Praça da Igreja São Donato ocorre desde 2013, quando foi aprovado pelo Legislativo de Içara o projeto de lei da vereadora Edna Benedet da Silva, que instaurou o segundo sábado do mês de março como o Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama. “O evento vem crescendo a cada ano e novos parceiros estão chegando. Fomos atendidas prontamente pela Unesc, que sempre teve as portas abertas para a Rede Feminina de Içara. O segundo sábado de março já não marca mais apenas o trabalho de combate ao câncer de mama. Se tornou um evento que realiza a promoção da saúde para todas as pessoas”.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, comenta que estar perto da comunidade é sempre um momento especial para a Instituição. “Estamos muito felizes em contribuir com os municípios de Içara e Sombrio no dia de hoje. Nos organizamos para levar ações que promovam saúde e qualidade de vida. Nossos acadêmicos também se beneficiam de experiências como estas, pelo importante aprendizado e integração com a sociedade e suas demandas”, afirma.

Tanto em Içara quanto em Sombrio, a Unesc ofereceu à população auriculoterapia;  terapia manual; aplicação de testes de estresse, depressão, ansiedade e qualidade de vida; orientações e dicas nutricionais e sobre a saúde bucal.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE