• Unesc mais uma vez é destaque no Ranking Universitário Folha

Unesc mais uma vez é destaque no Ranking Universitário Folha

03 Out, 2018 17:01:37 - Educação

Criciúma (SC) 

Reitoria avalia resultado positivo como reflexo dos investimentos feitos na Universidade 

A Unesc mais uma vez figura em destaque nacional no ranking de avaliação das 196 universidades Brasileiras. A sétima edição do RUF (Ranking Universitário Folha) coloca a Universidade em primeiro lugar nos quesitos Pesquisa e Internacionalização entre as instituições privadas do Estado. Na avaliação, a Unesc aparece ainda como a sétima colocada entre todas as universidades privadas na área de Pesquisa de todo o país e, no quesito Inovação, figura em segundo lugar entre as instituições privadas em Santa Catarina, sendo ainda terceiro lugar em Ensino. Já no item Percepção de Mercado, aparece em sexto lugar no Estado entre as universidades não estatais. O ranking é calculado a partir de cinco indicadores que somam cem pontos: qualidade do ensino, percepção do mercado de trabalho, inovação, pesquisa acadêmica e internacionalização.

Os números divulgados foram muito bem recebidos pela reitoria da Unesc, que analisa o ótimo desempenho como um reflexo direto dos investimentos que a Universidade tem realizado. “Avaliamos que esse resultado reflete todo o investimento institucional na iniciação científica, nos grupos de pesquisa e, sobretudo, nos programas de Mestrado e Doutorado”, comemora a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

A Unesc oferece estrutura que pouquíssimas instituições dão para os seus pesquisadores, incluindo verbas próprias para administrar as suas linhas de pesquisa, horas consideráveis para dedicação aos projetos, recursos para participação em eventos, grupos de pesquisa e alunos bolsistas em grande quantidade, o que colabora no andamento dos trabalhos, sejam de laboratório ou sociais. “Na área de internacionalização temos contratos e convênios internacionais, mobilidade com o exterior e um número muito significativo de alunos de outros países vindo para cá. A circulação do conhecimento que produzimos fora do país é muito grande e, por conseguinte, se reflete também na inovação. Portanto, inovação não é só produto. É processo, é solução científica e tudo isso qualifica o ensino de graduação”, analisa a reitora.

A Unesc possui atualmente 42 cursos, 13 mil alunos, sete Mestrados, três Doutorados, e mais dois em processo de aprovação, com 921 dissertações e 110 teses defendidas. Na Pesquisa a Universidade mantém 399 bolsistas e 493 professores envolvidos em 412 projetos. A Instituição possui ainda 113 grupos de pesquisas certificados pelo CNPQ.

Entre as maiores

A Universidade celebra em 2018 seus 50 anos de atividades, estando entre as maiores instituições de ensino superior do Estado, com cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Com 1.500 professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de mil pessoas que utilizam os serviços de extensão prestados a diversos municípios da região, como Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE