• Unesc leva orientações sobre o uso racional de medicamentos para a população

Unesc leva orientações sobre o uso racional de medicamentos para a população

04 Mai, 2018 17:26:34 - Educação

Criciúma (SC)

Onde você guarda os seus medicamentos? Eles estão em locais seguros das crianças? Você está tomando os remédios pelo período e na dosagem recomendada? Estas e outras perguntas foram feitas por estudantes e professores do curso de Farmácia da Unesc na manhã desta sexta-feira (4/5) para quem passou pela Praça Nereu Ramos, em Criciúma. O local recebeu uma ação alusiva ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, que levou orientação e serviços para comunidade.

A professora Lúcia Moreira de Almeida, foi uma das pessoas que aproveitou para tirar dúvidas e cuidar da saúde durante a ação realizada pelo curso de Farmácia da Universidade. “É muito interessante ter oportunidades como esta. Ajuda a comunidade e promove a saúde”, afirmou ela, que é egressa de Artes Visuais da Unesc.

Arlete Ricardo, também moradora de Criciúma, recebeu orientações e fez o teste de tipagem sanguínea. “Passei por aqui e fui abordada por um dos alunos, que explicou a atividade e me convidou para participar. Meu filho é autista e nós já utilizamos os serviços das Clínicas Integradas. A ação da Unesc na comunidade é muito importante”.

A atividade foi pensada com muito cuidado pelos alunos e professores da primeira fase do curso de Farmácia. Eles se reuniram em grupos e pensaram atividades lúdicas e interativas para falar sobre o tema. “O farmacêutico trabalha diretamente com o público. Hoje aqui, conversamos com pessoas que tinham necessidades e dúvidas diferentes. Foi um contato proveitoso e de muito aprendizado”, afirma a acadêmica Carine Alves.

Dados preocupantes

Você sabia que os erros de medicação causam pelo menos uma morte todos os dias e prejudicam mais de 1 milhão de pessoas a cada ano no Brasil? Os dados são da OMS (Organização Mundial de Saúde) e chamam a atenção para o cuidado que profissionais e pacientes devem ter quando o assunto é remédio. Segundo a coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Juliana Lora, os dados são preocupantes. “Grande parte da população não usa corretamente os medicamentos, e isso pode causar sérios riscos à saúde. O uso de medicamentos sem orientação pode ser fatal”, comentou

O uso racional de medicamentos é definido pela OMS como um processo que compreende a prescrição apropriada, a disponibilidade oportuna, preços acessíveis e o armazenamento das substâncias em condições adequadas.  No entanto, a organização estima que no mundo, mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inapropriada.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE