• Cerimônia de entrega dos certificados ocorreu na tarde desta quinta-feira

Unesc leva oportunidades a jovens do Bairro Cristo Redentor

08 Dez, 2017 10:08:51 - Educação

Criciúma (SC)

Na culinária, nova oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e reescrever uma história de vida. O projeto extensão da Unesc “Curso de Culinária Profissional e Segurança Alimentar” promoveu qualificação profissional a 26 pessoas, entre mulheres e adolescentes de comunidades próximas ao Bairro Cristo Redentor. A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu na tarde desta quinta-feira (7/12) na Associação Abadeus, que cedeu espaços e apoio profissional para a realização das aulas.

A professora da Unesc Fabiane Fabris é uma das coordenadoras do projeto e explica que o objetivo vai além de ensinar a cozinhar. “É mais um meio de enfrentar a exclusão social e reeditar o caminho, por meio da qualificação profissional, que é um dos nossos principais objetivos. Nesta edição participaram as mães dos alunos, com baixa escolaridade, mas que também podem crescer profissionalmente”, comenta.

Fabiane ressalta ainda que o mercado também ganha com a capacitação dos trabalhadores. “Quem dá uma oportunidade de trabalho sabe que está contratando mulheres e jovens tecnicamente preparados para atuar, como cozinheiros ou manipulares de alimentos”.

A oportunidade foi oferecida a alunos do programa Jovem Aprendiz, da Abadeus, como Daniela de Souza Goulart, que participou do curso e conta que é uma porta que se abre para o futuro. “Aprendemos muito e trocamos bastante experiência. O que vimos aqui vai agregar ao nosso currículo e até influenciar positivamente no lado pessoal, em uma alimentação mais saudável”, destaca.

Ao todo foram realizados 12 encontros, de março a novembro de 2017. As aulas foram ministradas pela professora Fabiane, bolsistas e voluntários, que desenvolveram conhecimentos nas partes teóricas e práticas, com a elaboração de 28 receitas.

O próprio negócio

Além de buscar possibilidades no mercado, o curso também fomenta o espírito empreendedor. “Eles podem aproveitar os conhecimentos para montar seu próprio negócio ou vender os produtos produzidos de forma autônoma em suas comunidades. Nada garante mais a dignidade do ser humano do que ter um trabalho e se auto sustentar”, comenta a professora da Unesc e participante do  projeto Janete Triches.

A capacitação é vinculada a Propex (Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão) em parceria com os cursos de Nutrição e Direito. Integram o projeto as acadêmicas do curso de Nutrição Karoline Duminelli, Kelly Gaspar da Silva e Heidy Mara Andrade da Luz.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE