• Unesc lança Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas

    Unesc é a única, ao lado da UFSC, a implantar secretaria com foco na Diversidade

Unesc lança Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas

12 Jun, 2018 11:16:33 - Educação

Criciúma (SC)

Com o intuito de promover o reconhecimento da diversidade e articular a criação de políticas afirmativas para a construção de uma cultura de paz, a Unesc lança nesta terça-feira (12/6), às 19h30, no Auditório Ruy Hülse, a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas. A ideia é fortalecer uma política institucional que articule ações junto ao ensino, a pesquisa e a extensão, a promoção de um diálogo permanente com a comunidade externa e interna sobre a valorização do respeito às diversidades e à cultura de paz.

De acordo com a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, além Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, a Unesc é a única Instituição de Ensino Superior a implantar este setor. “A Secretaria é a materialização de mais um dos objetivos pactuados pela nossa gestão. Terá por finalidade desenvolver estratégias para a promoção da cultura de paz, por meio do respeito às diversidades. Acreditamos que a Universidade tem este papel e envidaremos todos os esforços para o êxito desta proposta”, explica a Reitora.

A Secretaria será coordenada pelas Psicólogas Janaína Damásio Vitório, e Rita Guimarães Dagostim, ambas colaboradoras da Unesc. Segundo Janaína, a secretaria vem para reunir as ações que já são promovidas pela Universidade. “A secretaria vai alinhar trabalhos e formar parcerias com o intuito de desenvolver trabalhos mais coletivos, buscando soluções e potencializar projetos como o SAMA (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), o NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e de Minorias), o DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), dentre outros”, ressaltou.

Relações étnico-raciais, valores humanos e meio ambiente, gênero, saúde mental, diversidade sexual, inclusão digital, entre outros temas, serão desenvolvidos pela secretaria por meio da criação de linhas e grupos de pesquisa interdisciplinares, pela promoção de espaços e incentivo de diálogos entre projetos e programas institucionais de respeito às diversidades, pela organização de um acervo que reúna informações sobre os diversos projetos, e assim por diante.

“A Universidade tem o intuito de garantir o respeito às diversidades. Cada um pode pensar da forma individual e ser o que quer, desde que respeite o direito do outro. Isso é baseado nas premissas dos Direitos Humanos. Mediante a todo esse cenário que estamos vendo a nível nacional é perceptível a intolerância, e a Instituição se posiciona recuperando valores e instaurando o que já é a política da Universidade: uma cultura de paz”, comentou Janaína.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança