• Unesc lança os Programas de Residência Médica em Pediatria e Ginecologia

    Momento marca o início da comemoração dos 20 anos do curso de Medicina da Universidade e uma conquista para a área da saúde da região 

Unesc lança os Programas de Residência Médica em Pediatria e Ginecologia

04 Mar, 2020 17:25:34 - Saúde

Criciúma (SC)

Uma nova trajetória que promete mudar para melhor o cenário da saúde da região Sul de Santa Catarina foi iniciada oficialmente nesta terça-feira (3/3). Nesta noite quatro profissionais da área da medicina passaram a integram os novos Programas de Residência Médica em Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia da Unesc, projeto colocado em prática por meio da parceria da Universidade com a Secretaria de Estado da Saúde, o Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) e seu administrador, o Instituto Ideas, e a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma. O lançamento dos programas marca o início das comemorações de 20 anos do curso de Medicina da Unesc e, mais do que isso, a conquista de um serviço de formação de médicos para especialidades de extrema importância para a comunidade local.

O ato oficial de início dos trabalhos, realizado na Sala de Reuniões da Reitoria, reuniu representantes das instituições envolvidas na parceria, dos novos residentes, de lideranças da Instituição e representantes dos acadêmicos do curso de Medicina. Estiveram presentes também recebendo as boas-vindas da Universidade os dois residentes que passam a integrar o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, empossados oficialmente em ato no Paço Municipal, na segunda-feira (2/3).

O lugar de destaque dos novos programas em nível nacional, para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, não é uma dúvida e mostra a escolha certa dos novos residentes ao optarem pela Unesc. “Tenho absoluta certeza de que, por tudo o que temos aqui, já somos residências de excelência. Vontade, capacidade de trabalho, engajamento e todo o apoio necessário, como o propósito dessas pessoas que aqui estão, não são facilmente encontrados lá fora. Isso faz com que a nossa Universidade seja diferenciada pelas ações que oferece, agora com mais esse sonho tão sonhado sendo colocado à disposição da população”, pontuou Luciane no encontro.

O início das atividades nos novos programas, para a coordenadora do curso de Medicina, Maria Inês da Rosa, é uma grande conquista para o grupo de lideranças, da Universidade e do poder público, que trabalhou arduamente para que fosse possível tornar o projeto realidade. “É uma forma muito especial de iniciarmos a comemoração de duas décadas de história do nosso curso. Temos a confiança de que esses estarão entre os melhores programas do país, pois recebemos estamos em uma Universidade de excelência e recebemos o apoio incondicional dessa equipe de parceiros e da nossa reitoria. Esse é um dia histórico e não poderíamos estar mais felizes em receber os queridos residentes”, salientou.

Liderança que também acompanha a história do HMISC desde o seu início e conhece a atual necessidade da formação de profissionais para a região, o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, prestigiou o lançamento das residências e destacou seu sentimento de realização por acompanhar esse importante passo. “Passa um filme na cabeça de quem, assim como eu e a reitora, já acompanhamos diversos momentos do hospital e agora faz parte de mais esse momento que é de muita alegria e satisfação. Em nome do Município é uma alegria iniciar mais um processo e saber que temos ainda muito a crescer juntos. Deixo meus parabéns a todos os envolvidos e a certeza de que estaremos a disposição para novos projetos”, destacou.

Em nome dos novos residentes, a médica Andressa de Marco Machado compartilhou com os presentes o sentimento de orgulho e a expectativa positiva de ingressar na primeira turma do programa. “Ficamos muito felizes em estarmos aqui abrindo esse programa tão esperado. Estamos com o objetivo de fazer acontecer, de conhecer os caminhos juntos e dispostos a fazer isso porque acreditamos nessa residência, assim como acredita na Universidade que escolheu”, completou a profissional que, assim como outros dos residentes, é egressa do curso de Medicina da Unesc.

Foram recebidos com carinho pela equipe os novos residentes Ana Luiza Pereira Córdova e Stefani Zilli Mafalda, do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia; Fabiane Rosa e Silva e Andressa de Marco Machado, do programa em Pediatria; e Viviane de Alencar Arrais Duran e Berthier Alves Pereira de Matos no programa de Residência Médica Saúde da Família.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança