• Unesc lança Escola de Gestores

Unesc lança Escola de Gestores

19 Jun, 2018 11:54:58 - Geral

Criciúma (SC)

A semana que marca os 50 anos da Unesc iniciou com uma novidade para coordenadores, diretores e diversos setores da Instituição. Nesta segunda-feira (18/6), foi lançada a Egest (Escola de Gestores) que visa atuar no aperfeiçoamento das atividades destes colaboradores, promovendo a qualificação e consolidando a identidade dos gestores da Universidade, além de promover ações que envolvam a relação integrada entre o corpo docente, discente, técnicos administrativos e comunidade.

O lançamento contou com a palestra “A gestão no contexto socioeconômico e ambiental”, do especialista em Liderança e Gestão Universitária e mestrando em Administração Fabiano Bossle Miguel e do doutor em Ciências Sociais Giancarlo Moser (mediador).

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, explica que a Escola de Gestores é um projeto construído durante o desenho coletivo do plano da atual gestão universitária e que tem por finalidade a qualificação de todos os gestores da Universidade, sobretudo aqueles que coordenam cursos de graduação e programas de Pós-graduação. “Convidamos a professora Maria Aparecida Mello para participar da coordenação deste projeto, junto da Reitoria, a quem agradecemos o aceite deste desafio. Nossos gestores são, em sua maioria, professores excelentes e que, portanto, necessitam de qualificações permanentes em ferramentas de gestão, para que tenham êxito na desafiadora atividade de administrar/liderar/coordenar. Estamos certos que este projeto contribuirá muito com os nossos gestores no que se refere à construção de ferramentas para gerir nossos cursos”, afirma a reitora.

O vice-reitor, Daniel Preve, comenta que a Egest é um grande espaço de construção e formação continuada dos gestores e que é um instrumento importante na diferenciação da Instituição. A coordenadora da Egest, Maria Aparecida da Silva Mello, agradeceu o convite da Reitoria e falou sobre o desafio em estar à frente da Escola. “A criação da Egest leva em consideração a possibilidade de promover a homogeneização de conhecimentos institucionais e consolidar o pensamento estratégico, o fortalecimento das equipes multidisciplinares e o compartilhamento de experiências de profissionais da Unesc ou de fora que já atuaram em gestão universitária”.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti ressalta que o trabalho da Egest poderá contar sempre com a parceria das Pró-Reitorias e diretorias da Unesc. “Muitas vezes não temos formação específica para sermos gestores, mas aprendemos no cotidiano. Ter conhecimento e desenvolver competências e habilidades na área de gestão, qualifica o nosso trabalho. E a Escola vai contribuir para a nossa atuação dentro da Universidade”.

Segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional a ideia é fazer uma gestão democrática e participativa. “Não podemos esquecer da importância da gestão em uma instituição. A Egest vai trabalhar integrada ao ensino, pesquisa e extensão e aos setores, sempre respeitando o que a Universidade fez no passado e está fazendo no presente, pensando na Instituição que queremos no futuro”. 

O diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, parabenizou a iniciativa e desejou sucesso à Escola de Gestores. “Vem criar sinergia no locus da formação dos nossos gestores. A Egest vai promover um importante espaço de debates e formação”. O presidente do DCE Unesc, Alexandre Bristot comentou que o momento é marcante para a Instituição, pela importância da iniciativa para a qualificação do trabalho de gestão e pelos benefícios que isso irá trazer para toda a Universidade.   

Escola desenvolverá atividades a partir de eixos temáticos

A Egest se constituirá sobre uma estrutura permanente de assessoria e capacitação de seus gestores. Os cursos e atividades serão ofertados nas modalidades presencial e a distância. A estrutura do programa estará alicerçada em três eixos: Especializado, Intermediário e Avançado.

O Eixo Especializado busca capacitar os gestores da Unesc a partir de conceitos e ferramentas que permitirão agregar valor para contribuir com a qualidade do curso ou setor sob sua reponsabilidade.

O Eixo Intermediário propõe a oferta de cursos ou eventos de curta duração na área da gestão universitária para o desenvolvimento de profissionais com habilidade para lidar com questões atuais e emergentes, especialmente aquelas que impactam direta e indiretamente na gestão.

O Eixo Avançado propõe a oferta de curso de pós-graduação Lato Sensu em gestão universitária.

Cronograma

O primeiro módulo do Eixo Estruturante, será ofertado em parceria com a Diretoria de Ensino, aos coordenadores e adjuntos de cursos de graduação e aos membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) durante a Formação Continuada, em julho deste ano.

Os demais eixos serão abertos para outros gestores da Universidade, com a possibilidade de ser estendidos para a comunidade.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE