• Unesc inaugura Centro de Design para divulgação de projetos

    Contêiner vai abrigar espaço de exposições e para atividades acadêmicas

Unesc inaugura Centro de Design para divulgação de projetos

03 Nov, 2016 15:23:08 - Educação

Criciúma (SC)

A Universidade recebe esta semana o seu Centro de Design, Inovação e Negócios, um espaço para a realização de atividades e a exposição de projetos dos estudantes do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Instituição. O centro foi instalado dentro de um contêiner, localizado no Bloco J da Universidade e será inaugurado às 19 horas desta sexta-feira (4/11), véspera do Dia Nacional do Design.

O curso recebeu a doação de um contêiner da Ceusa Revestimentos Cerâmicos, em função da parceira entre a Instituição e a empresa no Talento Ceusa, que premia projetos de revestimentos cerâmicos desenvolvidos por alunos de Design e expõe as ideias em eventos como a Expo Revestir, maior feira de arquitetura e construção civil da América Latina.

O contêiner possui 12 metros de comprimento, 2,4 metros de largura e 2,4 metros de altura e segundo o coordenador do curso de Design da Unesc, João Rieth, o Centro de Design, Inovação e Negócios estava previsto no projeto pedagógico do curso para expor os resultados de produtos desenvolvidos nas disciplinas práticas de Projeto de Produto I a V, Trabalhos de Conclusão de Curso e pesquisas em conjunto com a iniciativa privada.

Ao projeto inicial foi incluída uma área de reuniões colaborativas para o Centro Acadêmico do curso e professores. Os móveis do espaço foram projetados e produzidos pelos estudantes, no Laboratório de Design, localizado no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), com os pallets utilizados na Feira das Profissões da Universidade. Um concurso foi realizado para escolher o melhor projeto para o mobiliário da sala.

O coordenador do curso afirma que os alunos tiveram participação intensa também na captação de recursos para transformar o contêiner em um Centro de Design, por meio de eventos e atividades. A execução do projeto foi feita pelo Setor de Projetos e Obras da Universidade, com acompanhamento da coordenação de Design.

“Espaços como este existem em várias partes do mundo, porém, são poucos aqueles localizados dentro de universidades, com uma produção em constante aprimoramento, onde a ideia central é divulgar o Design como expressão da inovação tecnológica e social e consequente bom negócio para as empresas”, comenta Rieth.

O projeto teve o patrocínio da Ceusa, Farben, Clínica Odontológica André Lima, Pierini Móveis, Vitrol Vidros e Casa do Encanador, e o apoio da Pró-Reitoria de Administração e Finanças da Unesc e da Universidade.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE