• Unesc Funcional: um projeto para perca de peso com orientação

    Obesidade e sobrepeso podem causar problemas de saúde

Unesc Funcional: um projeto para perca de peso com orientação

15 Set, 2016 15:35:27 - Educação

Criciúma (SC)

A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderá chegar a 75 milhões. Tanto a obesidade quanto o sobrepeso podem causar problemas sérios para a saúde e a vida das pessoas. E para ajudar a comunidade a perder peso de maneira correta, a Universidade desenvolve a partir de outubro, o projeto Unesc Funcional. Nele, os participantes serão acompanhados e orientados por estudantes e professores de Educação Física e Nutrição.

O treinamento funcional é feito duas vezes por semana e conta com avaliações físicas periódicas de composição corporal. As atividades práticas são orientadas por dois alunos bolsistas sob a supervisão da professora do curso de Educação Física, Ana Volpato. O projeto prevê ainda ações educativas relacionadas à nutrição, supervisionadas pela professora do curso de Nutrição da Universidade, Rita Suselaine Ribeiro.

Segundo Ana, em princípio serão disponibilizadas 40 vagas: 20 para a turma das 13h30 às 14h30 e outras 20 vagas para o grupo que realizará as atividades das 14h30 às 15h30. “O projeto tem duração até o final de 2017, a princípio. O objetivo é a perda de peso e prevenir o desenvolvimento de outras doenças crônicas associadas à obesidade”, comenta a professora.

Professores, alunos e funcionários da Unesc e pessoas da comunidade em geral podem se inscrever até 3 de outubro na coordenação do curso de Educação Física da Universidade, localizado no Complexo Esportivo. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2653. As atividades iniciam em 4 de outubro.

Saiba mais

No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos da Abeso (Associação para Estudos da Obesidade) apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, estaria em torno de 15%.

Conforme dados expostos pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas), do Ministério da Saúde, o sobrepeso é maior entre os homens: 52,6% deles está acima do peso ideal. Entre as mulheres, esse valor é de 44,7%. A pesquisa também revela que o excesso de peso nos homens começa na juventude. Na idade de 18 a 24 anos, 29,4% já estão acima do peso; entre 25 e 34 anos são 55%; e entre 34 e 65 anos esse número sobe para 63%.


 ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE